Creluz

20250915

Creluz fortalece cultura de cibersegurança e proteção de dados

 



A Cooperativa Creluz promoveu, no dia 29 de agosto de 2025, um workshop interno do Comitê de Inovação, Segurança, Privacidade e Tecnologia (CIST). O encontro ocorreu na sala de treinamentos do Centro Administrativo, em Pinhal, reunindo colaboradores em um processo de capacitação contínua.

O workshop teve como foco o programa de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei 13.709/2018), já implantado pela cooperativa desde 2021. Também foram abordados os avanços na implantação da ISO 27001 – Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), cuja certificação está prevista para o final de 2025 ou início de 2026.

Outro ponto de destaque foi a utilização do GLPI, ferramenta de help-desk que organiza e agiliza as demandas de suporte e tecnologia. O recurso vem contribuindo para padronizar processos e reforçar a eficiência no atendimento aos usuários internos da cooperativa.

Os conteúdos foram conduzidos pelo coordenador do CIST, Fernando Fiorentin, que apresentou os avanços da LGPD e da ISO 27001; pelo analista de TI, Tiago Brambilla, que demonstrou as funcionalidades do GLPI; e pelo coordenador do Sistema de Gestão Integrado (SGI), Márcio Antonio Prestes, que também destacou aspectos técnicos e estratégicos da ISO 27001.

A iniciativa reafirma a prioridade da Creluz em investir em cibersegurança, proteção de dados e privacidade da informação. Essas ações fortalecem a governança, aumentam a confiança dos associados e alinham a cooperativa às melhores práticas de responsabilidade e sustentabilidade.

Ao integrar capacitação dos colaboradores com normas internacionais e ferramentas de gestão, a Creluz fortalece sua cultura cooperativista de segurança e privacidade proporcionando maior segurança aos associados.

Fonte: Creluz

20250904

2h após comprar Porsche, motorista morre após perder controle do veículo na BR 386



Um homem morreu na tarde desta quinta-feira (4), após perder o controle do Porsche Cayman que dirigia na BR-386. O acidente foi no quilômetro 166, entre os municípios de Carazinho e Sarandi, no norte do Estado.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi por volta das 14h30min, próximo ao antigo pedágio de Carazinho. 


Chovia no momento do acidente e o veículo acabou saindo da pista. Com o impacto da colisão, o corpo do motorista foi arremessado do carro. 

O motorista foi identificado como Jonas Stefanello, 45 anos. Natural de Ibirubá, ele estava sozinho no carro no momento do acidente. 

Ele era filho do presidente da Coprel, Jânio Stefanello, e irmão do diretor da cooperativa, Mateus Stefanello. Havia completado 45 anos na terça-feira (2). No âmbito profissional, atuava como sócio-proprietário de empresa de padel  

"Jonas será sempre lembrado por sua alegria contagiante, vitalidade e energia que marcavam os lugares por onde passava", escreveu a cooperativa em nota de falecimento


Fonte : GZH

PRF atende acidente com óbito em Carazinho



A PRF atendeu, na tarde desta quinta-feira (04), um sinistro do tipo saída de pista ocorrido no km 166 da BR-386, em Carazinho.


O acidente envolveu um Porsche Cayman, emplacado em Rondinha/RS. O condutor de 45 anos e natural de Ibirubá/RS, perdeu o controle do automóvel, que saiu da pista.


A PRF permaneceu no local orientando o trânsito e coletando informações para o seu lado pericial. As causas do acidente estão sendo apuradas.

Tchê Guri é atração confirmada para a programação natalina de Cerro Grande

 



O Município de Cerro Grande contará com uma grande atração na sua programação natalina; um espetáculo que já se tornou tradicional e percorre o Estado do Rio Grande do Sul e a região sul do Brasil desde o ano de 2011: O show "Natal do Sul" com o grupo Tchê Guri. A banda, liderada pelo vocalista Lê Vargas, participa de eventos municipais e festas para celebrar o Natal com músicas e um espetáculo dedicado a toda a família e se apresentará em Cerro Grande no dia 20 de dezembro de 2025.

O "Natal do Sul" é um show temático que o Tchê Guri apresenta para o público. O álbum natalino foi lançado em 2011 e inclui músicas como "Uma Festa de Natal", "O Velhinho", "Bate o Sino", "Papai Noel Gaudério", e "Noite Feliz". O show é uma oportunidade para celebrar o Natal com um repertório natalino adaptado ao estilo da banda. Além do show "Natal do Sul", outras músicas da banda incluem "Uma Festa de Natal" e "O Natal Existe", que são parte do álbum e do espetáculo temático.

O prefeito Álvaro Decarli destaca que a expectativa é de um grande publico para prestigiar esta grande atração que será financiada com recursos oriundos de programas relacionados a cultura. A Administração Municipal de Cerro Grande já trabalha no planejamento e preparação da programação natalina que deverá ser divulgada na íntegra nos próximos meses.

“Nosso propósito é vivenciar juntamente com toda a nossa comunidade as festividades natalinas, possibilitando o encontro das famílias com momentos agradáveis e todos os sentimentos bons que esta data nos proporciona, sempre com muita fé e esperança”, resume o gestor.

Edevaldo Stacke/Ascom Cerro Grande

20250831

Defesa Civil atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias




 Na segunda-feira (1º), o avanço de uma frente fria aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, favorece a chuva moderada a pontualmente forte, raios e temporais isolados em boa parte do território gaúcho, com acumulados entre 10 e 30 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 60 mm/dia no Oeste, Missões e em parte do Centro. No Sul, Campanha e Litoral Médio, há condição para pancadas isoladas de chuva fraca a moderada, com eventuais descargas elétricas. Além disso, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo oscilar entre 60 e 80 km/h no Litoral e na Serra, devido à presença de um forte sistema de alta pressão em alto mar.   

Na terça-feira (2), com uma frente fria estacionária aliada ao fluxo de umidade vindos do norte do país, as instabilidades atuam em grande parte do Rio Grande do Sul, ganhando intensidade entre a tarde e noite, trazendo tempestades isoladas, com chuva forte e pontualmente intensa, raios e granizo grande no Oeste, Campanha, Centro e parte do Sul gaúcho. Os acumulados ficam entre 10 e 40 mm/dia, podendo, isoladamente, chegar aos 90 mm/dia na Campanha, parte do Oeste e Centro. As rajadas de vento variam entre 30 e 50 km/h em grande parte do Estado, podendo passar dos 90 km/h durante as instabilidades.  

A tendência é que, na quarta-feira (3), a frente fria estacionária e a umidade vinda do norte do país, ainda mantenham a chuva forte e intensa, com temporais isolados, acompanhados de raios e granizo no Oeste, Campanha, Centro, Sudeste, Sul, Costa Doce, Vales e RMPOA. Os acumulados oscilam entre 40 e 80 mm/dia, podendo, pontualmente, chegar aos 150 mm/dia no Centro, Campanha e próximo ao Sul. As rajadas de vento variam entre 30 e 50 km/h na metade Norte gaúcha, podendo passar dos 80 km/h durante as instabilidades. 

20250826

Seberi garante R$ 100 mil do Fundo de Apoio à Cultura para eventos populares



Na última segunda-feira, 25 de agosto, o município de Seberi recebeu um importante aporte de recursos destinados à valorização da cultura local. Durante ato realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, foram confirmados R$ 100 mil para serem aplicados em eventos populares do município.

O investimento foi viabilizado por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em convênio que conta também com a contrapartida da Administração Municipal. A iniciativa reforça a importância da parceria entre Estado e municípios para fomentar a cultura e garantir acesso democrático às manifestações culturais.

A entrega contou com a presença do Secretário Estadual da Cultura, Eduardo Debacco Loureiro, que destacou o papel do FAC no fortalecimento das expressões artísticas e culturais em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Também participaram do ato o Prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, o Vice-Prefeito, Adalberto Pegoraro, e o Diretor de Cultura do Município, Vinícius Gabriel Chequim, que representaram a administração e comemoraram a conquista.

De acordo com a gestão municipal, os recursos serão aplicados em eventos que promovem integração, lazer e acesso à cultura, fortalecendo a identidade local e valorizando talentos da comunidade.

“Esse recurso é fruto do empenho da nossa equipe e da parceria com o Governo do Estado. Ele permitirá que possamos ampliar as atividades culturais e oferecer ainda mais opções para a comunidade seberiense”, destacou o prefeito Adilson Balestrin.

20250806

5 veículos se envolvem em acidente entre Seberi e Cristal do Sul

 


De acordo com informações divulgadas, no início da noite desta quarta-feira (6/8), 5 veículos se envolveram em um acidente de trânsito na ERS 587 que liga os munícipios de Seberi e Cristal do Sul.

O SAMU foi acionado para atendimento de um condutor, que foi socorrido e encaminhado para o Hospital Pio XII, de Seberi. 

A Brigada Militar orienta que motoristas redobrem a atenção ao passar pelo trecho que segue lento. (Fonte: Rádio Seberi/Foto: Tani Gobbi)

20250728

TARIFAS MAIS BAIXAS DA CRELUZ




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o novo reajuste tarifário da Cooperativa Creluz, com vigência a partir de 30 de julho. O efeito médio será de -1,39%, representando uma redução direta para os consumidores.

Os novos índices trazem uma queda média de 1,66% para consumidores de baixa tensão e 0,51% para média tensão, beneficiando diretamente os associados atendidos pela cooperativa.

Além disso, a nova tarifa posiciona a Creluz entre as distribuidoras com energia mais acessível do Rio Grande do Sul, chegando a ser até 21,12% mais barata do que as praticadas por outras distribuidoras do estado.

Creluz Divulgação.

20250722

Localizado o corpo do Seberiense Horaci Queiroz

 



A Prefeitura de Seberi emitiu um comunicado informando que foi localizado o corpo de Horaci Queiroz. 


De acordo com informações o corpo foi localizado na tarde desta terça-feira, 22. 

A Administração Municipal se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.

20250706

Homem morre atropelado na ERS-585 entre Erval Seco e Seberi

 




Na noite deste domingo (6/7), aconteceu um acidente grave na ERS-585, rodovia que liga os municípios de Erval Seco e Seberi (próximo a entrada da Linha Posse Arruda), resultando em uma vítima fatal. 

De acordo com informações preliminares, a vítima fatal estava em um veículo Corsa Sedan, acompanhado de sua companheira. Ao descer do carro, ele foi atingido por um segundo veículo, um Gol, conduzido apenas pelo motorista. O impacto foi fatal.

A mulher que estava no Corsa ficou ferida e foi socorrida por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Erval Seco, sendo encaminhada ao Hospital Pio XII de Seberi. O condutor do Gol também sofreu ferimentos e foi retirado do veículo por socorristas do SAMU, que o encaminharam para atendimento médico no Hospital de Caridade de Erval Seco. Já o homem atropelado faleceu no local.

A Brigada Militar atendeu a ocorrência e permanece no local, juntamente com o Corpo de Bombeiros. A área foi isolada e aguarda a chegada da Polícia Civil para os procedimentos periciais. Até o momento, a identidade da vítima fatal não foi oficialmente divulgada. (Rádio Avenida)

Nossos sentimentos a família enlutada, que Deus conforte o coração de todos.

20250629

Comunicado da Prefeitura de Seberi sobre os Danos Causados pelas Fortes Chuvas




Nos últimos dois dias, o município de Seberi enfrentou intensas chuvas que resultaram em diversos danos e transtornos em diferentes áreas. Nos últimos dois dias foram registrados cerca de 200 mm de chuvas, de acordo com dados da Emater municipal. A Prefeitura de Seberi, por meio de suas equipes de gestão e serviços públicos, está atuando de forma coordenada para mitigar os impactos dessas adversidades. 


Principais Danos Registrados:

Estradas no Interior: Foram identificados danos significativos em várias estradas do interior, comprometendo a trafegabilidade em diversos pontos.

Problemas de Canalização Urbana: As vias urbanas também foram afetadas, com problemas de canalização e acúmulo de água em áreas críticas onde a capacidade de escoamento foi superada.


Ações em Desenvolvimento:


Educação:

 Nesta segunda-feira, 30 de junho, as aulas na rede municipal estão mantidas. No entanto, devido aos problemas identificados nas linhas do interior, o transporte escolar no interior foi suspenso visando a segurança dos alunos. Aqueles que não puderem comparecer presencialmente terão atividades disponibilizadas à distância. Não haverá provas ou trabalhos avaliativos neste dia nas escolas municipais. O transporte escolar segue em atividade normal na cidade, com destino a linha nova, na Escola Rosa da Silva Braga, assim como da linha nova para as escolas municipais e estaduais da cidade. As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) seguem com as aulas normalmente.

 

Infraestrutura Urbana:

Equipes da Prefeitura já estão mobilizadas para desobstruir bueiros na cidade e realizar avaliações adicionais dos pontos danificados para intervenções imediatas.


Obras:

Maquinários e equipes de obras estão em operação para realizar manutenção emergencial nas estradas do interior, priorizando os trechos mais críticos afetados pelas chuvas.


A Prefeitura de Seberi reforça o compromisso com a segurança e bem-estar da população, mantendo esforços contínuos para minimizar os impactos causados pelas condições climáticas adversas. Orienta-se à comunidade que mantenha-se informada através dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura para atualizações adicionais sobre as ações em andamento.

20250624

Imagens mostram Seberi gelado nesta terça-feira

 



O gelo cobriu a paisagem de diversas cidades do Rio Grande do Sul no começo desta terça e não foi diferente em Seberi.

 Com o frio e temperatura próxima de zero, uma camada de gelo foi possível observar em diversos pontos, conforme pode ser visto nas imagens, enviadas por Sheila.



20250623

Polícia Civil investiga homicídio ocorrido em Seberi


A Polícia Civil informa que, na noite de domingo, 22 de junho de 2025, foi localizado o corpo de um homem, de 20 anos de idade, no pátio de um estabelecimento situado às margens da BR-386, no município de Seberi.


O cadáver apresentava ferimentos compatíveis, em análise preliminar, com lesões provocadas por arma branca. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Seberi, realizou o levantamento do local e requisitou a realização dos exames periciais necessários para auxiliar na elucidação do caso.


Diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do crime, bem como identificar a autoria.


Foi instaurado inquérito policial para a investigação dos fatos.


Comunicação Social – Polícia Civil do Rio Grande do Sul



 .




20250617

Prefeitura de Seberi inicia parceria com UFSM/FW para melhorias no descarte de resíduos



A Prefeitura de Seberi iniciou nesta terça-feira, 17 de junho, um programa de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen (UFSM/FW) em um estudo para melhorar a logística de descarte de resíduos principalmente na avenida Flores da Cunha mas também em outros pontos do município. 


Na parceria está previsto um levantamento de melhorias a serem apontadas como a modificação da localização de lixeiras, aumento do número de lixeiras em locais específicos, ações de educação ambiental e atividades de divulgação consciente e sustentável. 


Já na terça-feira, 17, os professores da UFSM/FW, Willian Fernando Borba e Aline Passini, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, junto aos alunos e também a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Seberi, fizeram um primeiro roteiro conhecendo a realidade do fluxo de descarte nas ruas e debatendo ideias de modificação. 


Ao longo das próximas semanas, está prevista a continuidade dos estudos, com a participação ampliada de alunos, técnicos e professores da UFSM/FW, em uma pesquisa de campo detalhada. Esse esforço conjunto reafirma o comprometimento da Administração Municipal em promover melhorias significativas no manejo de resíduos, fortalecendo ainda mais o comércio local e o desenvolvimento sustentável de Seberi.




Prefeitura de Seberi Promove Capacitação para Fornecedores em Parceria com a BLL Compras

 


A Prefeitura de Seberi, em colaboração com a BLL Compras, está promovendo uma importante capacitação voltada para fornecedores locais. O evento está marcado para o dia 24 de junho e tem como objetivo fortalecer a participação de empresas locais e da região nos processos de licitação e compras públicas.


A iniciativa surge como parte dos esforços da administração municipal para incentivar o desenvolvimento econômico local, proporcionando às empresas oportunidades de crescimento através da qualificação e do conhecimento sobre os procedimentos licitatórios.


"A capacitação será essencial para que os fornecedores locais estejam melhor preparados para participar dos processos de compras da prefeitura", destacou o Prefeito Adilson Balestrin. "Estamos comprometidos em apoiar o fortalecimento do mercado de Seberi, garantindo transparência e qualidade nas oportunidades de negócio."


O evento contará com palestras e workshops ministrados por especialistas da BLL Compras, abordando temas como legislação de compras públicas, documentação necessária para participação em licitações, e estratégias para elaboração de propostas competitivas.


Os interessados em participar da capacitação devem realizar inscrição prévia junto a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Seberi. A entrada é gratuita e aberta a todos os empresários e empreendedores interessados em expandir suas atuações no setor público.


Para mais informações e detalhes sobre a programação, os interessados podem entrar em contato com a Diretora de Indústria e Comércio da Prefeitura de Seberi, Caroline Hermes, por meio do contato (55) 9 9601 5757.

20250602

7 indústrias de leite investem R$ 250 milhões em fábrica de whey em Palmeira das Missões

 





Sete indústrias de produtos lácteos darão um novo destino ao soro do leite a partir de 13 de junho: tudo vai para a fábrica Whey do Brasil, construída em Palmeira das Missões, no norte gaúcho.

A iniciativa começou a se desenhar em 2021, quando sócios de sete indústrias de laticínios buscaram uma forma de aproveitar o soro usado na fabricação de queijos. Foi então que veio a ideia de produzir soro em pó e a proteína do soro do leite, composto comum no ramo fitness.

As empresas que lideram o projeto são:

  • Mandaká Alimentos (Nova Boa Vista e Rondinha)
  • Laticínios Friolack (Chapada)
  • Laticínios Frizzo (Planalto)
  • Laticínios Kiformaggio (Nonoai)
  • Doceoli (Santo Cristo)
  • Laticínio São Luis (Marau)
  • Laticínios Stefanello (Rodeio Bonito).

A fábrica teve investimento de R$ 250 milhões, sendo parte dos sócios e parte do BNDES. Ao todo são 25 mil metros quadrados de área construída, onde devem ser fabricadas 100 toneladas de produtos em pó por dia.

A produção será resultado do processamento diário de aproximadamente 1,2 milhão de litros de soro do leite, que vêm exclusivamente dos sete laticínios sócios da fábrica.

O parque fabril vai produzir marca própria e também private label (empresa contratada para produzir itens de outra marca). A ideia é atender o mercado nacional e também no exterior — a indústria está habilitada para exportação.

— A escolha de Palmeira das Missões foi em função da logística, para facilitar o envio e recepção da matéria-prima — comentou Airton Seyffert, o diretor executivo da fábrica.

Iniciativa vai gerar 120 empregos 

Até a inauguração, marcada para 13 de junho, a indústria funciona em fase de testes. Hoje 30 trabalhadores já foram contratados e, em 60 dias, deve chegar a 50. Na metade do ano que vem, quando todas as linhas de produção estiverem funcionando, serão 120 novos empregos.

A expectativa é que o investimento se pague em oito a 10 anos. Fonte: GZH

20250522

Justiça Eleitoral de Seberi estará com expediente interno nos dias 23, 26 e 27/05



O Cartório Eleitoral de Seberi emitiu um comunicado sobre expediente nos dias 23, 26 e 27 de maio, destacando que será apenas expediente interno.

Não haverá atendimento ao público apenas a Justiça Eleitoral, o Fórum haverá atendimento normal.

Ressaltando que todos os serviços estarão disponíveis a população no link https://jedigital.tre-rs.jus.br/jed/home.

20250521

Creluz conclui 6º usina e amplia a oferta de energia

 



A Cooperativa Creluz concluiu a implantação de sua sexta usina solar, a Usina Solar Sol da União, localizada na Linha Faguense, nos altos do Clube União Frederiquense, em Frederico Westphalen. O empreendimento representa mais um marco no plano estratégico da Cooperativa de expandir sua matriz energética com base em fontes renováveis e sustentáveis, fortalecendo sua presença no setor de geração própria.

Com um investimento total de R$ 9 milhões, a obra foi construída com recursos próprios, a nova usina envolveu uma ampla estrutura de implantação, incluindo a aquisição da áreacercamentoescavações e perfurações de rochasinfraestrutura elétrica para escoamento da energiamão de obra especializadaprojetos técnicos, além de equipamentos como placas fotovoltaicas monocromáticas bifaciais, inversores e transformadores, e obras de suporte como licenciamentos, acessos internos, bueiros e muros de proteção.

Usina Solar Sol da União é totalmente telecomandada e tem como objetivo principal atender à demanda do Mercado Livre de Energia, por meio da Comercializadora Creluz Mercado Livre, ampliando assim as possibilidades de atuação da Cooperativa nesse segmento em expansão. Com geração estimada suficiente para atender aproximadamente duas mil famílias, a nova unidade representa um importante reforço na oferta de energia limpa, estável e de alta eficiência.

Segundo os estudos técnicos da cooperativa, o retorno do investimento está projetado para ocorrer em aproximadamente 8,5 anos, o que reforça a viabilidade econômica do projeto, aliado ao compromisso ambiental e ao fortalecimento da autonomia energética.

A visita técnica realizada pelos Conselhos Fiscal e de Administração reforça o compromisso da cooperativa com a responsabilidade na condução dos projetos e o acompanhamento direto das ações estratégicas. Ao verificar de perto os avanços na implantação da usina de geração de energia solar, a iniciativa fortalece a integração entre uma governança eficiente, uma gestão participativa e os princípios do cooperativismo, que orientam cada etapa do desenvolvimento com foco no interesse coletivo dos associados.

A entrega da sexta usina solar consolida o protagonismo da Creluz no setor elétrico regional e nacional, ampliando sua capacidade de geração própria e diversificando sua atuação para além da distribuição, com forte presença também na comercialização de energia.

Com a Usina Solar Sol da União, a Creluz reafirma seu propósito de investir com responsabilidade e visão de futuro, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação e a valorização regional — sempre com foco no cooperativismo e no bem-estar das comunidades que atende, cumprindo com o ODS 7 do pacto global da ONU, Energia limpa e acessível, expandindo a infraestrutura e modernizando a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia.

Fonte: Creluz





Caminhão com placa de Palmitinho sofre acidente e condutor não resiste aos ferimentos

 



Um caminhão com placa de Palmitinho/RS sofreu um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (21) na BR-282, em Maravilha, no qual resultou na morte do condutor.

De acordo com informações divulgadas por wh3, o caminhão estava carregado com suínos e trafegava no sentido Maravilha/SMO, quando saiu da pista, tombou e pegou fogo, causando a morte do motorista de 37 anos, e de alguns animais, que ficaram presos nas ferragens e foram carbonizados.

A ocorrência foi registrada  próximo a entrada da Linha São Paulo, no KM 610 da BR-282. Informações preliminares dão conta de que o veículo perdeu o controle, por motivo ainda não identificado, próximo a uma curva. No local há marcas de frenagem e, em dado momento, sinais de fricção na pista indicam que o veículo começou a tombar para o lado direito. Quando a equipe da PRF chegou ao local, as chamas já eram intensas, necessitando acionar os bombeiros. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, o veículo já estava completamente tomado pelas chamas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou interditar a rodovia. 

A Polícia Civil e a Polícia Científica também foram acionadas para investigar as causas do acidente. (Foto: Tamara Finardi / Fonte: WH Comunicações)

20250514

Veículo com placas de Palmitinho sofre acidente em Silveira Martins

 



Um acidente de trânsito foi registrado nesta terça-feira (13), na subida para Silveira Martins, nas proximidades da gruta.


De acordo com informações divulgadas pela Rádio Roque, o veículo com placas de Palmitinho saiu da pista.

O condutor foi encaminhado ao hospital e, a princípio, não sofreu ferimentos graves. 

Fonte: Rádio Roque /Brigada Militar

20250507

Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais no RS

 

07b67a6b 567e 4e1f 8fce 58a6fd0f41f7


A equipe do Centro de Monitoramento da Defesa Civil informa que, a partir de quinta-feira (8/5), uma frente fria deve favorecer a ocorrência de chuvas e temporais no Rio Grande do Sul, começando no início do dia e seguindo ao longo da sexta-feira (9/5).

A previsão é de volumes bastante expressivos, por isso a condição é de alerta Vermelho – ou seja, muito alto – nas áreas mais a Oeste e do Centro até o Sudeste do Estado. Os maiores volumes, que irão variar de 200 a 300 mm, se concentrarão mais a Oeste.

Do Centro ao Sudeste, os volumes também serão expressivos, entre 100 e 200 mm. Mais ao Norte e Nordeste, chove pontualmente forte, mas com volumes menores, variando entre 40 e 80 mm. Além disso, podem acontecer tempestades severas devido à passagem da frente fria, com possibilidade de microexplosões e tornados.  

A Defesa Civil orienta que as pessoas fiquem em locais seguros durante os temporais. Não se deve atravessar áreas inundadas ou alagadas a pé ou mesmo de carro. Caso o cidadão more em áreas de declive, é preciso ficar atento a sinais de fendas nos terrenos e paredes, e até mesmo barulhos ocorrendo em casa. Se constatar esses sinais, deve sair imediatamente e procurar abrigo em local seguro.

Caso necessário, a orientação é acionar as forças de resposta: Brigada Militar, pelo telefone 190; e Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193.

Mudança no alerta

A Defesa Civil do Estado está adotando, desde terça-feira (6/5), um novo formato de comunicação de alertas à população. As informações sobre o grau de severidade de cada situação passam a ser apresentadas a partir de uma escala de cores, associadas a uma orientação sobre o comportamento que a população pode ou deve adotar para se proteger.

07b67a6b 567e 4e1f 8fce 58a6fd0f41f7
07b67a6b-567e-4e1f-8fce-58a6fd0f41f7.jpg

Os novos alertas têm as seguintes cores, representando sua gravidade:

  • Verde para situações de normalidade;
  • Amarelo para alerta moderado;
  • Laranja para alerta alto;
  • Vermelho para alerta muito alto;
  • Roxo para alertas de ação imediata.

O esquema visual é acompanhado de uma lista de orientações objetivas sobre o que a população pode e deve fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Morre bebê símbolo dos resgates nas enchentes 1 ano após resgate de helicóptero

 


O bebê Anthony Miguel, que foi resgatado de helicóptero pelo telhado de uma casa inundada no Vale do Taquari, em maio de 2024, morreu, segundo informação confirmada pela família ao g1 nesta quarta-feira (7).

A imagem do salvamento da criança, que tinha cinco meses na época, rodou o país. 

Nas redes sociais, a mãe Natasha Becker disse, na terça-feira (6), que Anthony estava na UTI. "É uma infecção generalizada", escreveu.

O resgate de Anthony aconteceu durante a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul. A tragédia climática deixou 184 mortos e 25 desaparecidos, além de provocar danos em quase todos os municípios e devastar cidades, em sua maioria, na Região Metropolitana e Vale do Taquari. Milhares de pessoas tiveram de sair de casa.

No dia da enchente, Natasha Becker estava na casa da sogra com o marido e o filho Anthony, em Cruzeiro do Sul.

Em maio, o nível do Rio Taquari atingiu 34 metros, 21 metros acima da cota de inundação. A água subiu muito rápido, dificultando a reação dos moradores.

A cheia chegou no teto da residência de Natasha, só o telhado ficou de fora. Foi lá que a família ficou por três dias, sem comida e água, até ser resgatada por uma equipe do Exército.

A família perdeu a casa, móveis e um carro com a tragédia climática.

O bebê completou um ano de idade em novembro de 2024. (Fonte: G1)



20250506

Defesa Civil atualiza protocolos de comunicação de alertas à população

 



A Defesa Civil do Estado adotará, a partir desta terça-feira (6/5), um novo formato de comunicação de alertas à população. As informações sobre o grau de severidade de cada situação passarão a ser apresentadas a partir de uma escala de cores, associadas a uma orientação sobre o comportamento que a população pode ou deve adotar para se proteger.

As informações foram detalhadas durante um evento voltado a profissionais de imprensa na manhã desta terça, quando a equipe da Defesa Civil apresentou ainda um panorama sobre os desafios para o futuro e os projetos estruturantes do Plano Rio Grande. A agenda está atrelada aos eventos em alusão a um ano das enchentes de 2024. O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Na abertura da coletiva, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, falou sobre o processo para chegar aos novos protocolos apresentados.

“A partir de projetos apresentados dentro do Plano Rio Grande, conseguimos colocar a Defesa Civil em outro patamar. Avançamos ainda na ampliação do nosso corpo técnico, que dará um suporte em todo o nosso ciclo de proteção em defesa civil”, comentou Boeira. “Nos últimos meses, tivemos também evoluções nos protocolos, identificamos que era preciso refinar a informação, identificamos necessidades por meio do nosso monitoramento. Trabalhamos com a necessidade da mudança cultural e ao conhecer outras realidades, fizemos uma abordagem nesse sentido”, concluiu.

Novos protocolos de alerta da Defesa Civil
Coordenador também explicou o processo para chegar aos novos protocolos apresentados - Foto: Mauro Nascimento/Secom

Os novos alertas serão divulgados nas seguintes cores, representando sua gravidade:

  • Verde para situações de normalidade;
  • Amarelo para alerta moderado;
  • Laranja para alerta alto;
  • Vermelho para alerta muito alto;
  • Roxo para alertas de ação imediata.

O esquema visual é acompanhado de uma lista de orientações objetivas sobre o que a população pode e deve fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área.

A revisão de protocolos e procedimentos que estabeleceu os novos modelos fazem parte do trabalho de aprimoramento contínuo da Defesa Civil e são, também, uma resposta colaborativa aos anseios dos cidadãos quanto às informações apresentadas por SMS e nos canais oficiais da instituição.

Gráfico de alerta em cores
-

Novos modelos

Os alertas SMS passarão a contar com os seguintes textos:

  • "DEFESA CIVIL: Alerta AMARELO: Condicao de ATENCAO p/ chuva isolada, raios, granizo. Risco MODERADO de alagamentos pontuais. Val ate 00h. Fique atento"
     
  • "DEFESA CIVIL: Alerta LARANJA: Condicao de ALERTA p/ pancadas isoladas moderada a forte. Risco ALTO de destelhamento. Val ate 00h. Emerg ligue 190/193" 

  • "DEFESA CIVIL: Alerta VERMELHO: Condicao SEVERA p/ temporais, raios, queda de granizo. Risco MUITO ALTO de enxurrada. Val ate 00h. Mantenha-se seguro" 

  • "DEFESA CIVIL: Alerta ROXO: Condicao EXTREMA p/ chuva persistente. Risco EXTREMO de enxurrada. Val ate 00h. Busque abrigo" 

Confira os comportamentos esperados para cada situação:

Esteja atento – Alerta Amarelo

  • Acompanhe sempre as informações nos canais oficiais da Defesa Civil Estadual e da sua cidade;
  • Verifique com a Defesa Civil da sua cidade se o status do risco é direcionado para a área onde você mora ou transita;
  • Informe-se sobre histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra na sua região;
  • Adote medidas de prevenção como verificar condições de telhados e árvores, em caso de previsão de ventos e temporais;
  • Acione a Defesa Civil municipal se você identificar bueiros entupidos ou com a tampa danificada;
  • Antes da época de chuvas, mantenha em dia a manutenção de calhas e ralos da sua casa;
  • Conheça o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, bem como as orientações sobre locais seguros e como agir.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Esteja preparado – Alerta Laranja

  • Considere ajustar sua rotina para evitar estar exposto durante os fenômenos;
  • Caso vá sair, feche sua casa e informe-se sobre as condições dos trajetos que geralmente utiliza;
  • Abrigue e/ou solte guias e correntes dos animais domésticos antes de sair de casa, mantendo-os no pátio;
  • Avalie o local onde irá estacionar seu veículo (presença de placas, árvores e postes);
  • Mantenha lanternas e pilhas em local acessível e em condições de uso;
  • Tenha preparado um kit (documentos, muda de roupas, medicamentos, garrafa de água etc.) para sair imediatamente, caso necessário;
  • Se você mora em locais com histórico de alagamentos ou inundações, verifique com a Defesa Civil municipal a necessidade da retirada de móveis e outros objetos;
  • Se você mora em locais com histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra, informe-se com a Defesa Civil municipal se é necessário sair dessas áreas de risco;
  • Busque informações sobre o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, e siga as orientações locais sobre como agir.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Tome uma atitude – Alerta Vermelho

  • Mantenha-se informado sobre a evolução do evento, inclusive durante a noite;
  • Se observar quaisquer sinais de deslizamentos de terra (tais como rachaduras no terreno ou nas paredes; inclinação em postes e árvores; barulhos ou vibrações nas paredes, no piso ou no teto), saia imediatamente;
  • Comunique às autoridades (Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros) sobre os sinais constatados a respeito de deslizamento de terra;
  • Esteja pronto para sair ou saia de locais com riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra;
  • Não atravesse áreas inundadas ou alagadas (a pé ou de carro);
  • Busque abrigo ou permaneça em locais de segurança até cessarem as fontes de risco;
  • Não exponha a si mesmo e seus familiares a riscos;
  • Colabore com as pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos, caso precisem sair rapidamente;
  • Se possível, compartilhe informações com moradores próximos;
  • Obedeça às orientações do Plano de Contingência da sua cidade e as informações locais sobre como agir;
  • Se precisar sair rapidamente, garanta a segurança dos animais domésticos levando-os consigo ou deixando-os soltos de guias, coleiras e gaiolas;
  • Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Ação imediata – Alerta Roxo

  • Saia imediatamente de locais da área identificada como área de risco;
  • Se estiver em local seguro, permaneça até cessarem os fenômenos;
  • Não transite em áreas alagadas ou inundadas (a pé ou de carro);
  • Saia imediatamente de locais com risco de deslizamento de terra;
  • Apoie a saída de pessoas com problemas de mobilidade e vulneráveis sob seus cuidados;
  • Siga as orientações da Defesa Civil da sua cidade;
  • Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro;
  • Se possível, compartilhe informações com moradores próximos.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom