Na segunda-feira (1º), o avanço de uma frente fria aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, favorece a chuva moderada a pontualmente forte, raios e temporais isolados em boa parte do território gaúcho, com acumulados entre 10 e 30 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 60 mm/dia no Oeste, Missões e em parte do Centro. No Sul, Campanha e Litoral Médio, há condição para pancadas isoladas de chuva fraca a moderada, com eventuais descargas elétricas. Além disso, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo oscilar entre 60 e 80 km/h no Litoral e na Serra, devido à presença de um forte sistema de alta pressão em alto mar.
Na terça-feira (2), com uma frente fria estacionária aliada ao fluxo de umidade vindos do norte do país, as instabilidades atuam em grande parte do Rio Grande do Sul, ganhando intensidade entre a tarde e noite, trazendo tempestades isoladas, com chuva forte e pontualmente intensa, raios e granizo grande no Oeste, Campanha, Centro e parte do Sul gaúcho. Os acumulados ficam entre 10 e 40 mm/dia, podendo, isoladamente, chegar aos 90 mm/dia na Campanha, parte do Oeste e Centro. As rajadas de vento variam entre 30 e 50 km/h em grande parte do Estado, podendo passar dos 90 km/h durante as instabilidades.
A tendência é que, na quarta-feira (3), a frente fria estacionária e a umidade vinda do norte do país, ainda mantenham a chuva forte e intensa, com temporais isolados, acompanhados de raios e granizo no Oeste, Campanha, Centro, Sudeste, Sul, Costa Doce, Vales e RMPOA. Os acumulados oscilam entre 40 e 80 mm/dia, podendo, pontualmente, chegar aos 150 mm/dia no Centro, Campanha e próximo ao Sul. As rajadas de vento variam entre 30 e 50 km/h na metade Norte gaúcha, podendo passar dos 80 km/h durante as instabilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário