Creluz

20180530

Caminhões retornam e abastecimento começa a ser normalizado em Passo Fundo

Após uma resistência que durou 10 dias e colocou o governo contra a parede, obrigando a baixar o preço do diesel, a greve dos caminhoneiros chegou ao final no início da tarde de hoje (30). A decisão, em Passo Fundo, foi tomada em uma assembleia dos caminhoneiros. Com isso cargas que estavam paradas e caminhões voltaram, a circular.

A Uirapuru, que desde o primeiro dia noticiou e esteve ao lado da população e dos caminhoneiros, fez um levantamento na tarde desta quarta-feira sobre o restabelecimento em vários setores afetados. O abastecimento de gás, por exemplo, que estava praticamente com estoques zerados na cidade, será restabelecido a partir de amanhã (31) na Dalponte Comércio e Transporte de Gás, que estará aberta mesmo sendo feriado. O mesmo deve ocorrer na maioria das outras empresas do ramo.

Os supermercados que dependem de produtos vindos principalmente de Porto Alegre devem começar a receber novas cargas somente a partir de sexta-feira (01), por conta do feriado de Corpus Christi. Com isso a situação deve ser normalizada no sábado (02), ainda que alguns produtos precisem ser produzidos na indústria para depois chegar até a cidade.

O abastecimento de combustível, com o retorno dos caminhões, é imediato, bastando os veículos virem até a cidade para pegar o material no polo de distribuição, que estava parado.

As faculdades que anunciaram a suspensão das aulas até sábado, como IMED, FASURGS e UPF, seguem sem aulas e devem retornar na próxima segunda-feira (04).

A BSBios informou que os insumos começaram a chegar de forma lenta na tarde de ontem e os trabalhos devem retornar de forma total até a sexta-feira. Os funcionários que estavam em casa já foram chamados para retornar ao trabalho. Os trabalhadores da alimentação que atuam na JBS devem retornar ao trabalho sexta-feira.

Com a liberação das estradas, os ônibus intermunicipais também retornaram nas rotas em horários tradicionais. O anúncio do prefeito Luciano Azevedo sobre alterações na rotina do trabalho, por conta da greve, a princípio segue até sexta-feira, quando os caminhões com insumos já devem chegar na cidade.

A expectativa é de que na próxima semana, hortifrúti e carnes para as merendas escolares, devem ser restabelecidos. No Fórum de Passo Fundo seguem suspensos os prazos processuais, até segundo anúncio. Serviços que também estavam parados no setor de encomendas já começaram a voltar, como os Correios, que colocou seus caminhões nas rodovias para entregar mercadorias.

De uma maneira geral, por conta do feriado, tudo que foi afetado pela greve será restabelecido até a próxima segunda-feira. (Rádio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário