Creluz

20171016

Califórnia tira exigência de 'motorista' em testes de carros autônomos

As autoridades da Califórnia revelaram que novas leis de trânsito permitirão que veículos autônomos circulem pelas estradas do estado em testes sem motoristas.

A nova legislação, que terá vigência a partir de 2018, eliminará uma disposição que exige "o controle físico por parte de uma pessoa sentada no assento do motorista" em qualquer veículo autônomo.

A disposição foi modificada para "supervisionar o desempenho da tecnologia autônoma da tarefa de condução dinâmica".

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia informou que a mudança foi adotada para remover uma exigência que "poderia limitar desnecessariamente o desenvolvimento da tecnologia" e permitir flexibilidade para um monitoramento remoto.

A nova legislação chega no momento em que cresce o número de empresas de tecnologia e fabricantes que realizam testes com veículos autônomos, e após novas regras federais voltadas para estimular a tecnologia, que visa melhorar a segurança e reduzir os acidentes nas estradas.

"Estamos emocionados de dar mais um passo para promover o desenvolvimento desta tecnologia que potencialmente pode salvar vidas na Califórnia", disse Brian Kelly, secretário estadual dos Transportes.
A diretora do Departamento, Jean Shiomoto, explicou que a agência espera concluir as alterações até o final do ano, e destacou que 42 empresas têm permissão para testar veículos autônomos nos estados.

"O departamento espera que estas empresas e outras promovam a tecnologia sob novas regulamentações", destacou Shiomoto.

John Simpson, da organização Consumer Watchdog, advertiu que a legislação proposta permitirá às empresas tecnológicas e de veículos "fazer o que querem enquanto usam nossas estradas como laboratórios privados e ameaçam a segurança do trânsito".

A agência estadual assinalou que qualquer veículo autônomo deverá cumprir com todos os padrões federais de segurança.(Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário