Cigres conquista licença de operação junto a Fepam



O Consórcio de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CIGRES) com sede no município de Seberi às margens da BR 386, conquistou na última semana, junto a Fepam, a sua Licença de Operação (LO) válida até 2024. Esta licença autoriza a operação da central de triagem com beneficiamento e processamento de plásticos reciclados e a operação da célula três do aterro sanitário.
O presidente do Cigres, prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, destaca que há cerca de um ano a equipe do Cigres trabalha para a conquista desta licença, contando inclusive com o auxilio de consultorias externas. O gestor destaca ainda que o licenciamento também prevê algumas adequações que serão feitas pelo órgão.
Esta é mais uma conquista do Cigres que ainda no final de 2019 anunciou a obtenção de cerca de R$ 5 milhões em investimentos do Governo Federal através do Programa Lixão Zero, para aquisição de um trator sobre esteiras, uma escavadeira hidráulica sobre esteiras, dois caminhões-caçamba e oito caminhões para coleta de lixo.
O Consórcio atende atualmente 31 municípios e recebe em média, 55 toneladas de resíduos por dia. Pelizari destaca que estes avanços beneficiam toda a comunidade regional à medida que tornam mais eficiente a gestão do Cigres, tendo como prioridade a redução do custo do “lixo” para os municípios, para que consequentemente estes recursos sejam investidos em outras áreas. Edmilson agradece ainda o apoio dos colegas prefeitos e demais lideranças politicas para as conquistas obtidas recentemente, inclusive para o processo de licenciamento. (Edevaldo Stacke/Ascom Pinhal)

Comentários