Creluz

20191129

Cristal do Sul debate Investimentos em suinocultura para o próximo ano


Com o objetivo de incentivar e aumentar os investimentos em suinocultura em Cristal do Sul, a administração municipal realizou na manhã desta terça-feira dia 26 de novembro um encontro onde reuniu suinocultores e interessados a investir em novas pocilgas (chiqueiros) no município.

O evento aconteceu na sala de reuniões da prefeitura municipal e contou com a presença dos agricultores, prefeito Cezar de Pelegrin, Vice-prefeito Leocrécio Três, secretário da administração Daguiobérto Gemelli e secretária do meio Ambiente Cristina Ribeiro e o técnico Marcio Sarturi.

No encontro foi discutido sobre os incentivos que atualmente a administração esta contemplando cada agricultor e as exigências e incentivos para o próximo ano, onde foi acertado que as licenças ambientais serão reduzidas em até 50% o valor cobrado e aumentado de um (01) ano para quatro (4) anos a validade das mesmas.

A administração municipal vem incentivando às atividades de suinocultura, oferecendo a terraplanagem, lonas para a esterqueira, licença ambiental e acompanhamento técnico aos produtores rurais.

O técnico Marcio Sarturi afirmou “com o incentivo dado pela administração o número de pocilgas aumentou de 26 galpões no ano 2016 que totalizavam aproximadamente 12000 cabeças na terminação, matrizes 500 e na creche 8000 leitões e para 2019 37 galpões em totalizando 22500 cabeças na terminação, matrizes 1420 e na creche 8000 leitões com há expectativa de no ano 2020 mais 20 galpão onde três já estão em construção que vai aumentar aproximadamente 26000 cabeças a mais no rebanho de suínos do município que ira totalizar 48 mil cabeças na terminação. Isso é um investimento importante, pois terá um retorno significativo de ICMS para o município, mas para nós o mais importante é o investimentos nas pessoas no produtor dando há ele mais uma alternativa de renda fazendo com que tenha mais qualidade de vida tornando sua permanência no campo mais consolidada que não precise sair para buscar emprego fora”.

Enalteceu o trabalho da administração “Graças ao trabalho que a administração Mano e Néco esta realizando, os resultados são notórios e surpreendentes para que nosso município continue em pleno desenvolvimento, estes dados é para refletirmos o quanto os investimentos nessa cultura são importantes aos pequenos produtores cristalenses” finalizou Márcio. (Levi de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário