Creluz

20190814

Consolidação da Uergs em Frederico Westphalen conta com a presença do reitor



O reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Leonardo Beroldt, realiza nesta semana visita a prefeituras e instituições de ensino buscando fomentar ainda mais o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na unidade de Frederico Westphalen. Vários assuntos estão sendo tratados pelo reitor, entre eles, convênios para ampliar principalmente as ações de pesquisa e extensão da unidade Uergs, que está situada no município de Frederico Westphalen no bairro Aparecida.
Na manhã desta terça-feira, 13, na companhia de servidores, ele conversou com os representantes da Prefeitura de Frederico Westphalen, o prefeito em exercício Diogo Duarte e o secretário municipal de Administração, Luiz Paulo Franken, a respeito do papel da universidade no município e na região, bem como a disponibilidade da universidade para promoção de ações conjuntas com a prefeitura em meio à sociedade. “A visita do reitor da Uergs foi muito positiva. Enquanto gestor municipal, valorizo esta aproximação entre a Administração municipal e as universidades. Neste sentido, durante a reunião, conversamos acerca de uma possível parceria para a vinda de novos cursos para Frederico Westphalen, visando ao aperfeiçoamento de servidores públicos do nosso município e também da região.  Então, vamos alinhar esta iniciativa que não terá custos ao município e verificar sua viabilidade”, expôs Duarte.
À tarde, a comitiva da Uergs cumpriu agenda no Instituto Federal Farroupilha e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ainda visando ampliar, através de convênios, o ensino, a pesquisa e a extensão com outros estabelecimentos de ensino público locais. Ainda na data de hoje, o reitor se reunirá com servidores e estudantes da Uergs, para debater pautas de caráter interno e externo institucional.
A partir das 19h, ele participa de evento alusivo ao começo do segundo semestre letivo de 2019 e na manhã de quarta-feira (14), às 10h, terá agenda com a Prefeitura de Taquaruçu do Sul, também para tratar sobre possibilidade convênio com a universidade.

Foto: Lays Borges
Representantes da Prefeitura de Frederico Westphalen receberam comitiva da Uergs pela manhã

Sobre a Uergs
Presente em 24 municípios do Estado, a instituição de ensino superior tem cursos de graduação e pós-graduação em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente.
Em Frederico Westphalen, oferece um curso de graduação, Bacharelado em Administração Pública, com 157 acadêmicos e cinco turmas, voltado à formação de profissionais para desenvolver atividades de gestão em órgãos públicos, principalmente relacionados a projetos de desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Sul e na região Sul do país.
Também está em andamento a Especialização em Liderança e Sustentabilidade, com cerca de 40 estudantes.

Segue a nova agenda do Ciclo de Palestras do segundo semestre de 2019. Tivemos o cancelamento da palestra do dia 15.08, em razão da agenda da deputada federal Liziane Bayer. Toda a comunidade é convidada a participar dos eventos.

Palestra 1 (28.08.2019): “Direito e Comunicação Digital: Uma imersão na Cybercultura”, com Philipe Pires, Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSM e em Direito pela URI/FW, Especialista em Direito Processual Civil pela URI/FW e em Direito Digital pela Verbo Jurídico, Mestrando em Literatura comparada com pesquisa em Cybercultura pela URI/FW. Jornalista da URI/FW, empresário na área de Marketing digital, CMO e Sócio-fundador da Clock Point (startup) e Advogado, organização= Prof Claudia.

Palestra 2 (16.09.2019): “Inovação e Empreendedorismo”. Palestrante: empresário e presidente da ACIFW, Ramir Severiano - organização= Profª Claudia.

Palestra 3 (15.10.2019): “O Papel da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai no Desenvolvimento Regional”. Palestrante: membro da Admau, Eliseu Liberalesso -  organização= Profª Claudia.

Palestra 4 (20.11.2019): “As Alterações da Previdência”. Palestrante: advogado José Atílio Bossoni - organização= Profª Analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário