Creluz

Traduzir Página

Vídeo You Tube

domingo, 4 de agosto de 2019

Asteroide maior que o Empire State vai passar bem perto da Terra



Nos próximos dias um asteroide maior que o edifício Empire State passará próximo à Terra. O 2006 QQ23, com um diâmetro estimado de 570 metros, está previsto para se aproximar em 10 de agosto, mas segundo especialistas não há com o que se preocupar.

Lindley Johnson e Kelly Fast, são pesquisadoras do Departamento de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa, um programa destinado a detectar e acompanhar objetos que possam ameaçar a vida em nosso planeta. Elas ajudam a rastrear o que chamam de "objetos próximos à Terra" (NEOs - Near Earth Objects), como asteroides e cometas que orbitam nosso sol junto com os outros planetas. Segundo as pesquisadoras, o 2006 QQ23 está a quase 8 milhões de quilômetros de distância, e é "mais ou menos benigno". Entretanto, se algo do tamanho do 2006 QQ23 atingisse a Terra, poderia devastar uma área do tamanho de um estado.


Asteroides deste tamanho passam próximos à Terra cerca de meia dúzia de vezes por ano, disse Johnson. O que está em questão agora tem menos de um quilômetro de extensão, enquanto o maior já descoberto orbitando nosso Sol tem cerca de 33 quilômetros de comprimento e é uma raridade.

Existem quase 900 asteroides no nosso Sistema Solar maiores do que o 2006 QQ23. O Programa de Observações de Objetos Próximo da Terra da NASA, do qual Johnson e Fast fazem parte, catalogou quase todos ao redor da Terra com um diâmetro de mais de 1 quilômetro.

Asteroides menores são mais frequentes, mas eles são normalmente incinerados durante a reentrada em nossa atmosfera. Isso não significa que eles não possam causar algum dano. Em 2013, um meteoro de 15 metros de diâmetro rompeu a atmosfera da Terra sobre a Rússia. Embora não tenha havido um impacto, a explosão e a onda de choque ainda assim feriram mais de 1.000 pessoas. (Fonte: Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário