Creluz

20190319

Surto de vírus resulta em várias pessoas doentes em Seberi



Segundo informações divulgadas, a população Seberiense sofreu nos últimos meses devido a presença de 2 vírus.

No mês de fevereiro teve início as investigações e que seguiram até a metade março. Conforme o apurado pela Secretaria de Saúde e 19ª Coordenadoria de Saúde, o Rotavírus e o Adenovírus atingiram 289 pessoas, desde dezembro do ano passado.

De acordo com o informado pela enfermeira Gracielli Miotto Fiametti, os principais sintomas apresentados pelos pacientes foram diarreia aguda, geralmente aquosa, sem sinais de muco e sangue; vômitos; febre e mal-estar; coriza e, às vezes, tosse; e desidratação, nos quadros graves.


– Fizemos uma série de apurações para ver o que estava causando esses problema, coletando materiais e realizando uma investigação, tendo em vista que muitas pessoas adoeceram. Apenas em um final de semana foram 32 casos. Na sexta-feira, 15, vieram os resultados dos exames. Vimos que por volta do dia 20 de dezembro foram registrados os primeiros casos que seguiram uma tendência, não apresentando diminuição – disse a enfermeira.

A Secretaria de Saúde esclarece que são raras as pessoas que permanecem internadas e os sintomas duram cerca de 48 horas.

Transmissão

A transmissão pode ser fecal-oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

Prevenção

As principais medidas para evitar a rotavirose é a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro. Além disso, ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada é fundamental. (Fonte: Leonardo Carlini/O Alto Uruguai )

Nenhum comentário:

Postar um comentário