Creluz

20180829

Correios começam a cobrar taxa de R$ 15 em todas as encomendas internacionais

Se você costuma encomendar eletrônicos de fora do Brasil, fique atento: os Correios começaram a cobrar nesta semana uma nova taxa de 15 reais em encomendas internacionais. O valor é referente ao serviço de Despacho Postal e já era repassado aos destinatários quando as compras eram taxadas pela Receita Federal. Agora, ele passa a valer para qualquer item, taxado ou não.

A ideia de cobrar essa taxa vem desde março deste ano, mas, segundo reportagem da Gazeta do Povo, os Correios não conseguiam aplicá-la por falta de capacidade operacional. Na noite desta última segunda-feira, o site Tudo Celular teve acesso a um comunicado interno que dizia que o valor começaria a ser cobrado a partir de ontem. Os Correios confirmaram a informação ao Olhar Digital nesta terça-feira.

A estatal justifica essa cobrança com o aumento das importações nos últimos anos. Segundo a empresa, foi preciso “injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço”. A companhia ainda destaca que o valor cobrado é “menor que a média praticada por outros operadores logísticos”.

Essa nova taxa se refere “às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizados pelo operador postal” — ou seja, recebimento de objetos, inspeção por raio X, disponibilização de informações online e outras ações executadas pelos Correios.

Quem estiver esperando por uma encomenda vinda de fora do país, precisa agora checar o rastreamento dos objetos e fazer o pagamento dos 15 reais. É possível pagar com boleto ou cartão de crédito. Os Correios destacam que o prazo de entrega do produto só vai passar a contar a partir do dia que a transação for confirmada. (Fonte: Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário