Creluz

20180827

Administração de Pinhal cria programa de incentivo a apicultura

Na última semana cerca de 30 produtores do município de Pinhal participaram de dois dias de curso sobre apicultura e mel policultura, fazendo parte da primeira etapa de implantação de um programa de incentivo à produção de mel.

O curso foi ministrado pelos instrutores Leonido Albuquerque de Nonoai e Luiz Eduardo Velho de Palmeira das Missões, ambos da Emater. Além da capacitação inicial destinada aos produtores, o programa de incentivo, prevê a distribuição de cinco colmeias para cada produtor, além de uma centrífuga para uso coletivo entre os produtores e um cilindro alveolador.

Como contrapartida para participação no programa, os produtores deveriam participar do curso e adquirir pelo menos uma colmeia, além da formação de grupos técnicos de trabalho e a aquisição de cera laminada.

Segundo a estimativa dos técnicos da Emater até o final do ano os produtores já poderão extrair os primeiros quilos de mel e comercializar. O prefeito Edmilson Pedro Pelizari, lembra que este é um programa novo e a expectativa é que esta atividade se torne mais uma fonte de renda para estas 31 famílias.

“Essa é a nossa grande prioridade, investir e valorizar as pessoas gerando oportunidades para que permaneçam aqui em nosso Município, com emprego e renda”, resume Pelizari. O programa de incentivo a apicultura foi elaborado pela Administração Municipal de Pinhal, através da Secretaria Municipal da Agricultura com apoio da Emater. (Edevaldo Stacke/Ascom Pinhal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário