Creluz

20180427

Movimento Maio Amarelo chama atenção para mortes no trânsito

O Movimento Maio Amarelo nasceu para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão de trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como "outubro rosa" e "novembro azul", os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o "Maio Amarelo" estimula atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável tendo como premissa a preservação de sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do Maio Amarelo em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Desta forma, na manhã desta quinta-feira (26) foi lançado no gabinete do prefeito o Movimento Maio Amarelo 2018, na presença do prefeito Eduardo Russomano Freire, o vice-prefeito Lúcio Borges, o secretário de Mobilidade Urbana Ademar Barcelos, demais secretários municipais, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, CFC, funcionários da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, entre outros.

POR QUE MAIO?

Em 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

POR QUE AMARELO?

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. (Fonte: Priscila Devens/AI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário