Creluz

20170529

Chega a 10 o número de municípios em situação de emergência por causa da chuva no RS

Dez municípios gaúchos decretaram situação de emergência em razão da chuva e de temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o mau tempo causa transtornos em 56 cidades localizadas em diferentes regiões.

Estão em situação de emergência Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Tenente Portela, Cristal, Sertão, São Jerônimo e Panambi.

O número de municípios afetados pela tempestade aumentou em relação à tarde de domingo (28), quando o órgão contabilizava 52 cidades atingidas por algum dano e seis em situação de emergência. O cálculo, porém, ainda pode subir ao longo desta segunda-feira (29), uma vez que seis prefeituras (Porto Lucena, Arroio Grande, Pedras Altas, Redentora, Boqueirão do Leão e Ajuricaba) avaliam se há condições de decretar estado de emergência.

Mesmo com o aumento no número de cidades atingidas, a semana começa com uma boa notícia. O nível dos rios está baixando em praticamente todas as regiões, à exceção da Fronteira Oeste.

Em Itaqui, o Rio Uruguai segue subindo e chegou a 10m31cm. Em Uruguaiana, está em 9m9cm — o normal é cerca de 5 metros. Já em São Borja, as águas começaram a baixar e, nesta manhã, atingiam 10m86cm. Na região, o Exército auxilia no atendimento às famílias desabrigadas e desalojadas.

Em São Sebastião do Caí, a situação também melhorou nesta segunda-feira. O nível do Rio Caí baixou 1m60cm. No município, 960 casas foram atingidas e cem famílias tiveram de deixar as suas residência. O número de alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado também está diminuindo e há expectativa de que o tempo melhore nos próximos dias. (Fonte: Gaúcha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário