Creluz

20260508

Creluz recebe primeira turma de alunos no Museu de Geração de Energia Afonso Morgenstern

 



A Creluz teve a satisfação de receber os alunos do 8º ano da Escola José André Acadrolli para uma visita especial ao Museu de Geração de Energia, localizado em anexo à Usina do Braga. A atividade proporcionou aos estudantes uma imersão prática no universo da geração hidrelétrica, aproximando teoria e realidade de forma dinâmica e enriquecedora.

Acompanhados pelas professoras Andressa Ávila e Vanessa Acadrolli, os alunos foram recepcionados pelo zelador da PCH, Alan Bueno da Silva, pelo engenheiro eletricista Leonardo Strapasson e pela assessora de comunicação Talita Bodanese. Durante a visita, o grupo percorreu as instalações da usina, conheceu de perto o funcionamento do sistema de geração de energia e explorou o acervo do museu, que preserva a história e a evolução do setor elétrico na região.

Além das explicações técnicas conduzidas pelo engenheiro, o momento foi marcado por conversas abertas e trocas de experiências entre os estudantes, professores e colaboradores da Cooperativa. Esse contato direto com os profissionais permitiu ampliar o conhecimento dos alunos, despertando curiosidade e incentivando o aprendizado de forma participativa.

A iniciativa demonstra na prática um dos princípios do cooperativismo, o da “Educação, Formação e Informação”, que busca promover o desenvolvimento das comunidades por meio do acesso ao conhecimento. Ao abrir suas portas para ações como esta, a Creluz contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.

A ação ainda está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 da ONU, “Educação de Qualidade”, que incentiva oportunidades de aprendizagem inclusivas e equitativas para todos. Ao proporcionar vivências educativas fora da sala de aula, a Cooperativa fortalece seu compromisso com o desenvolvimento social e sustentável da região.

Para o presidente da Creluz, “receber estudantes em um espaço como o Museu de Geração de Energia é uma forma de compartilhar conhecimento e despertar nas novas gerações o interesse pela energia, pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento das nossas comunidades. Esse contato aproxima, inspira e reforça o papel da cooperativa na construção de um futuro mais consciente”.

A Creluz se orgulha em promover momentos como este, que vão além da energia elétrica, levando informação, inspiração e experiências que fortalecem o aprendizado e aproximam a comunidade. Seguimos firmes no propósito de compartilhar conhecimento e contribuir para a construção de um futuro mais consciente e sustentável.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário