Creluz

20170409

Radiador, problemas que esquentam sua cabeça

Frequentemente em estradas, avenidas e ruas, encontramos veículos parados no acostamento com capô aberto e fumaça saindo do motor. O motor esquentou demais e o sistema de arrefecimento esta com algum sério problema. Colocar somente água no radiador e continuar transitando, só vai agravar o problema e fazer com os gastos com reparo subam as alturas.

Nessa situação, o melhor a fazer é levar o automóvel em uma autorizada ou oficina de confiança e avaliar os danos, que muitas vezes são maiores que a manutenção preventiva que poderia ter sido feita muito antes.

Muita gente não dá a devida importância para o radiador, mesmo ele estando como um dos principais itens em listas de checagem e manutenção preventiva em campanhas por todo o país. E só vão lembrar que ele é responsável pelo sistema de resfriamento do motor, quando estão parados na rodovia esperando o guincho.

O sistema de arrefecimento, popularmente conhecimento com resfriamento varia conforme o tipo de veículo e montadora, mas os principais com certeza são arrefecimento com água + aditivo.

Quando o nível desse líquido de arrefecimento está baixo, impuro ou até mesmo é de procedência duvidosa, pode danificar todos os componentes do radiador e peças mecânicas integrantes.

Entre os principais problemas com os radiadores, o líquido impróprio de arrefecimento pode ser o grande vilão.

Com a ignição, o veículo produz muito calor devido a explosão de combustível gerada dentro do motor, para que o motor e os componentes não fundam é necessário o resfriamento constante do motor enquanto estiver ligado.

O líquido que circula dentro do radiador composto de água desmineralizada e aditivo varia conforme instruções de cada montadora, contudo é importante ressaltar algumas práticas para evitar problemas com a vida útil do radiador.

Apesar de ser uma prática comum e muito barata, colocar água de torneira vai destruir o radiador aos poucos. A água comum, além do cloro, possui também minerais que não podem ser filtrados no processo de purificação, quando todos esses minerais entram em contato com o radiador, ocorre o enferrujamento e corrosão, causando vazamento. A água suja com ferrugem pode entupir caneletas mais finas impedindo a passagem do líquido, forçando o desligamento do motor. Para o correto funcionamento é preciso de pressão dentro do radiador e água não da conta disso sozinha.

E se eu colocar só aditivo? Bem, se você quer ver seu bolso fundir, colocar só aditivo, além de sair mais caro do que o necessário, não produz pressão. A função do aditivo é limpar todas as impurezas, que incluem a ferrugem e partículas que possam cair dentro do sistema do radiador, deixando-as sob suspensão. Outra grande função do aditivo é alterar o ponto de ebulição (fervura) e congelamento do líquido, isso quer dizer que o líquido não vai evaporar tão rapidamente quanto a água e em temperaturas muito baixas, não vai congelar.

Manutenção inadequada ou inexistência dela é outro vilão. Manutenção é essencial, você pode evitar um rombo no seu orçamento. O sistema de arrefecimento já vem selado de fábrica e a única manutenção necessária é a troca do líquido e limpeza do radiador. A frequência dessa manutenção é indicada por cada montadora, mas normalmente é feita a cada 10.000 quilômetros.

Nessa verificação é importante que você reforce a importância de olhar os outros componentes, como termostato, mangueiras e até a tampa, se a tampa estiver espanada, ou trincada, por consequência não garantirá a pressão para impulsionar o líquido dentro do radiador.

Fuja de peças recondicionadas, tem preços atrativos, contudo o barato sai caro. O radiador pode estar limpo, lindo e brilhando, mas a estrutura pode estar comprometida causando acidentes muito sérios. Substitua sempre que preciso as peças mecânicas em empresas confiáveis, que possuam certificação e qualificação ética e profissional.

Estando atento e consciente de problemas e soluções, basta apenas aproveitar a viagem e a potência do seu automóvel. (Fonte: Platinum)

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