Creluz

20170215

Nova vacina contra a febre aftosa está sendo desenvolvida

Mesmo que o Brasil seja um país livre da febre aftosa, as pesquisas não param afim de encontrar vacinas que garantam mais eficácia. É o caso de um estudo que está sendo realizado pelo Instituto Biológico.

O projeto prevê o desenvolvimento de uma vacina para uso emergencial, em caso de incidência da doença após a conquista da condição de país livre da doença sem vacinação. O produto deve permitir uma resposta imunológica rápida em caso de presença do vírus em áreas livres de sem vacinação.

O tema foi debatido no workshop “Febre Aftosa, Língua Azul, Influenza Suína e Peste dos Pequenos Ruminantes”. O evento reuniu instituições de pesquisa brasileiras, laboratórios de referência internacional, indústria produtora de vacinas e profissionais do Ministério de Agricultura e Abastecimento (MAPA).

O objetivo do encontro foi debater e alinhar os projetos e ações para o desenvolvimento do produto. “Nossa meta é ter a vacina em 10 anos. O mecanismo de ação dela é diferente da vacina usada atualmente, pois será aplicada apenas quando houver focos da doença, por isso, precisa de uma ação muito mais rápida para contenção de focos em casos de emergência sanitária”, explica a pesquisadora do IB, Edviges Maristela Pituco. (Fonte: Debora Theobald/ O Alto Uruguai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário