Creluz

20250206

Temporais avançam do Uruguai e atingem mais cidades nesta quinta

 



A aproximação de uma frente fria que avançou da Patagônia e o deslocamento de uma área de baixa pressão pelas latitudes médias do continente trouxeram chuva volumosa e temporais fortes a severos na Argentina e no Uruguai nesta quarta-feira. 

As áreas de instabilidade começaram a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Sul durante a tarde.

Na Argentina, o dia foi marcado por temporais fortes a severos em províncias do Centro do país com a passagem do centro de baixa pressão atmosférica em meio a uma massa de ar extremamente quente que elevou a temperatura a até 46,5ºC no país vizinho durante a terça-feira. Rosario, na província de Santa Fé, foi atingida por uma tempestade severa com chuva torrencial, granizo e vendaval no começo da manhã. 

O aeroporto da cidade, que é uma das maiores da Argentina, registrou vento de 104 km/h acompanhado de granizo com chuva que reduziu a visibilidade a apenas 500 metros. 

A tempestade deixou ruas alagadas, árvores e galhos caídos e postes de iluminação derrubados pelo vento em vias públicas. De acordo com a Defesa Civil de Rosario, a chuva somou 59 mm em menos de uma hora. 

Volumes de chuva próximos e acima de 100 mm foram observados em pontos das áreas mais afetadas pela intensa instabilidade no Centro da Argentina. Diversas localidades enfrentavam alagamentos. Na cidade de Buenos Aires e arredores, chuva e vento causaram estragos e transtornos. Em Almagro, o vento derrubou uma enorme árvore sobre um automóvel,  mas não houve vítimas.

No decorrer da tarde, as áreas de instabilidade do Uruguai começaram a ingressar no Rio Grande do Sul a partir da fronteira Sul, atingindo cidades como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Aceguá. Nesta noite de quarta-feira, a instabilidade alcançava ainda cidades da Campanha e do Sul gaúcho. O tempo mudou em Bagé e as nuvens carregadas se aproximavam no começo da noite de Pelotas e Rio Grande.


A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Bagé registrou 25 mm de chuva entre 19h e 20h com rajadas de vento de 82 km/h na cidade da Campanha. Os dados indicam que estas áreas de instabilidade devem permanecer no Sul do estado e tendem a enfraquecer no começo da quinta, sem atingir outras regiões. 

A atmosfera muito quente, entretanto, exige acompanhamento ante o risco de as projeções dos modelos não se confirmarem e a instabilidade avançar mais ao Norte que o esperado. Chuva e temporais isolados devem atingir mais cidades gaúchas nesta quinta-feira à medida que a atmosfera estará mais instável e propícia à formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical. 

O sol chega a aparecer com nuvens na maior parte do estado nesta quinta, mas haverá maior nebulosidade. Já chove de manhã em alguns pontos, entretanto a instabilidade maior se dará da tarde para a noite. Chove de forma irregular e mal distribuída no território gaúcho, logo o quadro de estiagem não muda na esmagadora maioria dos locais. Pontos da fronteira com o Uruguai, Oeste e Sul podem passar o dia sem chuva. 

A MetSul alerta que, com a atmosfera muito aquecida, nuvens carregadas se formarão e isoladamente pode até chover muito forte com alagamentos, havendo o risco de tempestades localizadas de vendavais e granizo. (Metsul/ Imagem: Nuvem de tempestade vinda do Uruguai avançando sobre o município do Sul gaúcho de Herval na tarde de hoje | PURO GRÃO/DIVULGAÇÃO)




Nenhum comentário:

Postar um comentário