Creluz

20200525

Parceria entre Amzop e Sicredi proporciona aquisição de aparelho para exames de Covid -19



Em assembleia geral extraordinária, através de videoconferência, realizada na manhã desta sexta-feira, 22, os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), aprovaram por unanimidade a aquisição de um aparelho para a realização de testes do Covid-19. O equipamento será adquirido via Amzop, com recursos doados pelas cooperativas de crédito – Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, com sede em Sarandi, e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, com sede em Rodeio Bonito –, e será disponibilizado em sistema de parceria ao Laboratório do Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Palmeira das Missões. O investimento na aquisição será de R$ 98 mil.

Os municípios também subsidiaram estudantes bolsistas para o campus da universidade ter condições de proporcionar o serviço. Conforme frisa o presidente da Amzop, prefeito de Constantina, Gerri Sawaris, com este novo aparelho, o Laboratório da UFSM atenderá a demanda de exames de coronavírus nos 43 municípios da associação, oferecendo mais agilidade no diagnóstico, facilitando também a tomada de decisão dos gestores, em caso de agravamento da pandemia”, justifica Sawaris. O gestor também destaca a importância da parceria e da compreensão das entidades e empresas, neste caso do Sicredi, em favorecer a região com este recurso, em um momento em que todo o sistema de saúde pública passa por extremas dificuldades.

O presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, acredita que a força para a superação desta pandemia vem justamente de atitudes como esta, de união e cooperação entre entidades públicas e privadas. “Esta iniciativa poderá salvar centenas ou até milhares de vidas. Ficamos muito felizes em poder contribuir, de todas as formas que forem possíveis, com a nossa população, nesse momento tão difícil e desafiador para todos, enquanto sociedade. Estar ao lado da nossa comunidade é um dos nossos diferenciais como cooperativa, e nesse momento não poderia ser diferente. Temos que fazer a diferença”, destacou Rovadoscki.

Da mesma forma, a presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná frisa que é importante contribuir com iniciativas como esta, pois a aquisição deste equipamento impacta positivamente na prevenção e tratamento, em caso positivo do Covid-19, pois quanto mais testes forem disponibilizados, diminuirá a sensação de insegurança da população regional e as pessoas poderão direcionar atenção as suas atividades normais, tomando todos os cuidados necessários, determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), contribuindo desta forma, que os  impactos na saúde e economia sejam mitigados. “Somos uma instituição cooperativa voltada à comunidade e, desta forma, vamos sempre defender as causas regionais. Assim, é possível contribuir para o bem-estar de todos e o desenvolvimento da região”, finaliza Angelita.

Assessoria Amzop

Nenhum comentário:

Postar um comentário