Creluz

20200521

Apesar de novo protocolo, Anvisa não flexibiliza a venda de cloroquina



Apesar do Ministério da Saúde ter divulgado, nessa quarta-feira (20), um novo protocolo que libera, no SUS, o uso da cloroquina até para casos leves da Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não alterou o controle sobre o tipo de receita para a compra desses medicamentos e segue exigindo a Receita de Controle Especial em duas vias: uma é devolvida ao paciente e outra fica retida nas farmácias.

O aumento do controle foi feito em março. Antes, era exigida apenas uma receita comum. Apesar do grau de dificuldade maior, a procura pelo medicamento nas farmácias continua grande. Desde a chegada da pandemia no Brasil, houve um aumento significativo no número das vendas.

De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), a alta nas vendas no primeiro trimestre de 2020 foi de 67%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em números exatos, de janeiro a março de 2019, foram vendidas 231.546 unidades de medicamentos contendo cloroquina nas farmácias, enquanto em 2020 esse número passou para 388.829.

O Sindusfarma - sindicato das indústrias farmacêuticas - também fez um levantamento para entender a disparada na procura pelo medicamento este ano. As vendas, em caixas, foram aumentando de janeiro a março. Em abril, houve um leve recuo, mas o número permaneceu alto.

Segundo o estudo, em janeiro de 2020, foram vendidas 91. 387 caixas; em fevereiro, foram 79. 659; em março, 365. 016 unidades; e em abril, o número ficou em 211.261 caixas comercializadas. (CNN Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário