Creluz

20200424

Observatório registra explosão de meteoro de alta magnitude na Serra do RS, veja vídeo



 Um meteoro com elevada magnitude de -6,8 explodiu na madrugada desta quinta-feira (23) na Região das Hortênsias, parte da serra gaúcha. Assista ao vídeo abaixo.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, o bólido – (tipo de meteoro característico pelo brilho intenso) entrou na atmosfera a uma altitude de 106,4 km e se extinguiu com uma explosão a uma altitude de 67,1 Km acima das cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado.

A explosão foi registrada por duas câmeras do observatório, que fica em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o professor, teve uma velocidade de 44,8 quilômetros por segundo.

"O bólido pela proximidade de Taquara com esta região [da serra], produziu um intenso brilho ao explodir."

"Apesar de estarmos no período da chuva de meteoros Líridas o meteoro registrado não pertence a esta chuva. A chuva de origem é a phi Ophiuchids que tem seu pico máximo no próximo dia 11 de maio", informou Jung.

Já a chuva dos Líridas, fragmentos do cometa Thatcher, poderá ser vista até o próximo sábado (25), conforme o professor. (Fonte: G1)

Observatório registra explosão de meteoro de alta magnitude na Serra do RS https://glo.bo/2VRS6f7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário