Creluz

20190821

Calcita verde em formato raro é encontrada em garimpo da região



Uma pedra com uma tonalidade rara e em um formato inédito foi encontrada em um garimpo da região; trata-se de uma calcita verde. A preciosidade foi extraída no garimpo da Família Broglio na localidade da Linha Alta município de Ametista do Sul.

A raridade estava dentro de um geodo conhecido como barreiro e pesa pouco mais de um quilo e quatrocentas gramas. A pedra ainda não foi avaliada, mas estima-se que seja de grande valorização devido ao seu formato e cor únicos.

Trabalhando em garimpos desde os treze anos de idade, Delvino Antonio Broglio, comemora o bom momento do seu garimpo e também da atividade de uma forma geral, já que a família acaba de entrar na atividade de exportação de minérios, através da Loja de Pedras São Gabriel, localizada no Centro de Ametista do Sul.

Hoje com 58 anos, Delvino destaca um fator fundamental para o crescimento do garimpo em Ametista do Sul até a chegada a exportação; o trabalho da Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai), que ampara e orienta a mineração sob vários aspectos; como documentação, licenças ambientais e operacionais, comércio e segurança no trabalho. 

A calcita rara está exposta na Loja de Pedras São Gabriel em Ametista do Sul para quem quiser conhecer de perto a preciosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário