Creluz

Traduzir Página

Vídeo You Tube

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Municípios começam a ganhar reforço de 2 mil novos policiais militares



A partir desta sexta-feira (26/7), 507 novos policiais militares passam a reforçar a segurança em todo o Rio Grande do Sul. Oficialmente graduados nesta manhã, em cerimônia no Gigantinho, na capital, eles fazem parte de um total de 1.965 alunos-soldados que começaram o curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar em 12 de novembro do ano passado.

Paraninfo desta primeira turma, o governador Eduardo Leite parabenizou os novos PMs pela conquista e desejou sucesso no que chamou de “heroica missão brigadiana”.

“Vocês são responsáveis por salvar vidas todos os dias. Não apenas colocando a própria vida em risco e salvando diretamente alguém, mas pela simples existência, desestimulando o crime”, destacou Leite.

Parafraseando o hino rio-grandense, o governador pediu que os formandos busquem mostrar seu “valor constância, nesta ímpia e injusta guerra”, prometendo que, como chefe do governo, não poupará esforços para dar segurança máxima a quem faz segurança. “Tenho certeza de que vocês estão prontos para realizar novas façanhas pelo nosso Estado e por todos os gaúchos”, concluiu.

Distribuição do efetivo

A estratégia de distribuição dos quase 2 mil novos policiais militares coloca em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do programa RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos, além das unidades e serviços com maior impacto regionalizado, para otimizar o aproveitamento do reforço.

O critério número 1 para lotação dos ingressantes da BM foi a garantia de que nenhuma cidade do RS terá menos do que cinco PMs. Dessa forma, muitos dos novos policiais serão alocados em cidades menores, que tinham menor efetivo.

Uma estratégia utilizada foi empregar parte do reforço em unidades que podem atuar em todo o Estado. Assim, foram criados dois novos Batalhões de Choque, com 110 PMs cada, um em Caxias do Sul e outro em Pelotas. Eles se somam aos já existentes em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo, que também terão incremento.

Outro critério orientado para a qualificação do pronto atendimento regionalizado é o aumento de efetivo nos 38 Pelotões de Operações Especiais (POEs), que receberão, ao todo, 250 novos policiais militares. Como os POEs estão espalhados pelo Estado, a medida terá repercussão para todas as regiões do RS.

Além disso, o planejamento de lotação vai garantir o complemento das guarnições do Comando Rodoviário da Brigada Militar, de forma que cada um dos 40 postos presentes em todas as regiões do Estado conte com efetivo de, no mínimo, 13 policiais. Essa medida, com o emprego de 110 novos soldados, permitirá, como informado pelo coronel Ikeda, manter o policiamento 24 horas em todas as rodovias estaduais cobertas por unidades do CRBM.

CALENDÁRIO DE FORMATURAS DA BM:*

26 de julho
9h – Porto Alegre
15h – Rio Grande
16h30 – Montenegro

30 de julho
16h – Erechim

31 de julho
15h – Passo Fundo

1º de agosto
10h – Cruz Alta
16h – Carazinho

2 de agosto
9h – Santa Maria
16h30 – Rio Pardo

3 de agosto
10h – Pelotas
16h30 – Lajeado

6 de agosto
15h – Caxias do Sul

7 de agosto
15h – Bento Gonçalves
16h – Uruguaiana

8 de agosto
15h – Igrejinha
16h – Bagé

9 de agosto
9h – Osório
10h – Frederico Westphalen
16h – Santana do Livramento
16h – Três Passos

10 de agosto
10h – Santa Rosa
15h – Santo Ângelo (Texto: Vanessa Kannenberg /Edição: Marcelo Flach/Secom)



Nenhum comentário:

Postar um comentário