Creluz

20190528

Coogamai e Fepam avançam sobre licenciamento do garimpo



A Cooperativa dos Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai), obteve ainda no início deste mês um avanço significativo para a obtenção de renovações das licenças de operação (LO), dos garimpos e conquista de novas licenças.

Durante um encontro em Santa Rosa a presidente da Fepam, Marjorie Kuffmann, recebeu o presidente da Coogmai, Isaldir Antônio Sganzerla, o engenheiro de minas da Cooperativa, Anderson Oliveira da Silva e a bióloga Raquel Cristiane Ceratti, com o objetivo de tratar sobre o tema.

Isaldir reforçou a importância do setor garimpeiro para Ametista do Sul e região na geração de empregos e riquezas, além de salientar que cerca de 15% da população tem ligação direta com a atividade.

Após ouvir a direção e o corpo técnico da Coogmai e também técnicos da Fepam, a presidente Marjorie Kuffmann, disse que levará a questão para discussão com o secretário de meio ambiente do Estado, Artur Lemos, observando que no menor espaço de tempo possível a entidade trabalhará pelos licenciamentos.

A presidente da Fepam adiantou ainda, que fica suspenso o andamento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que estava sendo elaborado em conjunto entre Fepam e o Ministério Público com participação da Coogamai.

Sganzerla comemora o avanço e destaca que esta é mais uma conquista histórica para o setor garimpeiro, agradecendo a atenção da Fepam, através da sua presidente Marjorie, em receber e ouvir a Coogamai como representante legal e autêntica dos garimpeiros.

Diariamente a Coogamai atua orientando e fiscalizando os garimpos para o cumprimento da legislação exigida pelos órgãos fiscalizadores. Atualmente existem cerca de 210 garimpos em atuação nos 8 municípios da área de abrangência da Cooperativa. (Edevaldo Stacke/Ascom Coogamai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário