Creluz

Traduzir Página

segunda-feira, 18 de março de 2019

Outono antecipado - Segunda-feira será de chuva com risco de temporais em todo o Estado



A passagem de um ciclone que trouxe chuva ao Rio Grande do Sul antecipou a chegada do outono no Estado. Desde o começo de domingo (17), o calorão deu lugar ao clima ameno em todas as regiões, o que deve se repetir nos próximos dias.

A semana deve começar com chuvas intensas e risco de temporais em todas as áreas. Conforme a Somar Meteorologia, os volumes de precipitação devem ficar entre 40 e 50 milímetros na maior parte do Estado nesta segunda-feira (18). 

A tendência é que a chuva persista e ganhe força no começo da madrugada. Pode haver descargas elétricas e ventos fortes — disse o meteorologista Caio Guerra. 

Alerta de tempestade 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de tempestade na Fronteira Oeste, na Região Central e no Noroeste, com "chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h) e queda de granizo". Segundo o Inmet, pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Na madrugada de terça-feira (19), a situação deve melhorar, e o dia pode amanhecer com tempo firme em diversas regiões (no Leste e na Região Metropolitana, a chuva pode persistir, mais fraca). A partir deste dia, as mínimas devem ser mais baixas. Na manhã de terça-feira, os termômetros devem marcar entre 10ºC e 15ºC nos municípios da Serra e da Campanha. Em Porto Alegre, a temperatura deve ser um pouco mais alta: 21ºC, podendo atingir os 28ºC ao longo do dia. 

Já na quarta-feira, se inicia uma sequência de dias com mínimas mais frias, abaixo dos 10ºC em municípios da Serra e da Campanha. À tarde, a temperatura nessas regiões também deve subir menos, ficando em torno dos 25ºC.

— Manhãs mais frias e tardes quentes são um padrão comum do outono, que já vai começar com a cara da estação — diz Guerra. (Fonte: Gaúcha ZH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário