Creluz

Traduzir Página

Covid-19 - Creluz

Covid-19 - Creluz

20190118

Simulador de notas de corte do Sisu é divulgado pelo MEC para ajudar candidatos do Enem 2018



O Ministério da Educação lançou, nesta semana, um simulador de notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Anunciado na noite desta quinta-feira (17), o sistema já está no ar e pode ser usado pelos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

O resultado do Enem 2018 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só 55 candidatos tiraram a nota mil na prova de redação.


Os dados do simulador são os das notas mínimas exigidas para um candidato ter sido aprovado nas edições passadas do Sisu – isso não quer dizer que ele saberá com 100% de segurança se será ou não aprovado para determinada vaga no Sisu do primeiro semestre de 2019, mas dá uma ideia da concorrência.

Filtros
Ao inserir as notas do Enem em cada uma das cinco provas, o candidato recebe, do simulador, uma lista de todos os cursos em que a nota mínima exigida para aprovação era menor do que a nota dele no Sisu.

Ele ainda mostra qual seria a nota dele, caso esse tivesse concorrido com essa pontuação na edição passada. Isso acontece porque, como as universidades podem escolher pesos diferentes para cada curso em cada prova do Enem, a nota do Sisu acaba variando: um curso de medicina pode pedir mais peso para a nota de ciências da natureza, enquanto outro de história pode querer um peso maior à prova de ciências humanas, por exemplo.

O simulador do Sisu também permite que os candidatos façam diversos filtros para achar as opções de curso desejadas:

Modalidade (notas da ampla concorrência ou pela Lei Federal de Cotas)
Regiões do Brasil
Turno (integral, matutino, noturno ou vespertino)
Nome da carreira
Estado brasileiro
"O objetivo é manter o simulador sempre atualizado, com dados da última edição do Sisu, e disponível para acesso durante todo o ano, de forma a incentivar o estudante a melhorar o seu desempenho no Enem para obtenção de vaga no curso de graduação desejado", diz a nota do ministério. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário