Creluz

Traduzir Página

Vídeo You Tube

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Onda polar ameaça norte dos EUA e provoca fechamento de escolas e comércios



O norte dos Estados Unidos está sendo afetado por uma perigosa onda polar que nesta terça-feira chegou a temperaturas de -50°C, levando à declaração de emergência em algumas regiões e provocando o fechamento de escolas, escritórios do governo e comércios. Em quase uma dezena de estados, as previsões anunciam as temperaturas mais baixas em uma geração, e que inclusive poderiam bater novos recordes.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, sigla em inglês), o termômetro do aeroporto de Minneapolis-Saint Paul marcou -32 graus Celsius à 00h25 locais. Uma massa de ar ártico se desprendeu do vórtice polar que habitualmente rodeia o Polo Norte, provocando a onda polar. "Uma massa de ar frio recorde continuará entrando para o centro e norte dos Estados Unidos, estendendo-se para a costa leste na terça-feira", disse a NWS.
Michigan e Wisconsin declararam a emergência ante o avanço das temperaturas glaciares. As autoridades pediram à população que tente ficar em casa nesta quarta-feira, quando se espera que as temperaturas sejam ainda mais baixas. Muitas escolas, comércios e agências do governo anunciaram seu fechamento em vários estados. "As pessoas expostas ao frio extremo podem congelar em questão de minutos", alertou o NWS. ( Fonte: Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário