Creluz

20181212

Creluz - Ligado nas Escolas 2018

O Projeto Educacional desenvolvido pelo Grupo Creluz denominado “Ligado nas Escolas” tem por objetivo, capacitar os educadores das escolas municipais e estaduais em agentes multiplicadores dos conceitos de uso eficiente e seguro da energia elétrica, bem como outros conceitos ligados à temática ambiental. Busca também estimular a realização de ações pedagógicas, envolvendo professores e alunos da educação básica de forma direta, bem como suas famílias e as comunidades do entorno de forma indireta.
O projeto abrange aproximadamente 7 mil alunos de 42 escolas, localizadas nos seguintes municípios: Alpestre, Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Pinhal, Planalto, Rodeio Bonito e Seberi. Todos os municípios estão localizados na área de concessão do Grupo Creluz, contemplando as escolas que utilizam a energia da cooperativa.
De forma a desenvolver os conceitos que objetivam o projeto, durante o ano de 2018 foi realizado um Campeonato Interescolar (Gincana) onde foram propostos seis desafios regulares e dois desafios extras para as escolas, buscando disseminar informações básicas sobre o uso racional da eletricidade para o público infanto-juvenil, com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica em suas residências e sustentabilidade do meio ambiente. Os desafios foram mensais e tiveram os seguintes temas:
* Desafio 01 (Junho/2018) – Matemática e a Água
* Desafio 02 (Julho/2018) – Energias Renováveis
* Desafio 03 (Agosto/2018) – Preservação da Fauna e Flora
* Desafio 04 (Setembro/2018) – Reciclagem
* Desafio Extra 01 (Setembro/2018) – Dia da Árvore
* Desafio 05 (Outubro/2018) – O Homem e o Meio Ambiente
* Desafio Extra 02 (Outubro/2018) - Dia do Consumo Consciente
* Desafio 06 (Novembro/2018) – Reaproveitamento de Alimentos
Com o objetivo de troca de experiencia entre os participantes, no dia 4 de dezembro de 2018, ocorreu no Centro de Treinamento e Recreação - FUNDALUZ no município de Pinhal/RS a II Mostra Pedagógica do projeto Ligado nas Escolas. Nessa mostra os professores e alunos das escolas participantes do projeto, apresentam para a comunidade todas as atividades que desenvolveram em suas escolas em cada desafio proposto pela gincana, destacando os objetivos esperados e os resultados alcançados com cada atividade.
Em paralelo à mostra pedagógica também ocorreu a I Olimpíada de Matemática do projeto Ligado nas Escolas, onde cada escola participante do projeto poderia selecionar até dois representantes para realização das provas, sendo um representante dos anos iniciais e outro dos anos finais. Com a participação de 70 alunos, os vencedores da olimpíada são relacionados a seguir:


O Grupo Ideias é um grupo empresarial com sede no Estado do Espírito Santo que atua nas áreas social, econômica e ambiental que realiza a gestão, o gerenciamento, o planejamento e a execução de pesquisas, estudos, programas, projetos e eventos, oferece serviços e tecnologias inovadoras para o meio ambiente. No Ligado nas Escolas, o Grupo Ideias é um parceiro do Grupo Creluz e desenvolveu os desafios relacionados a gincana interescolar, realizou o acompanhamento dos professores gestores do projeto junto às escolas, realizou a capacitação dos professores gestores e participou da avaliação dos trabalhos realizados durante os desafios.

As atividades realizadas durante os desafios foram avaliadas por uma comissão julgadora formada pelo Grupo Ideias e os membros da comissão organizadora do projeto, seguindo critérios estabelecidos do regulamento de participação do campeonato interescolar. Como forma de incentivo o Grupo Creluz premia as escolas melhor avaliadas e seus dois professores gestores. As escolas que obtiveram melhor avaliação são relacionadas a seguir:


Os valores recebidos como premiação devem ser revertidos em atividades com foco na redução do consumo de energia e/ou relacionadas a temática ambiental. Os professores gestores das escolas vencedoras receberam como premiação um smartphone cada. A divulgação completa das notas finais de cada escola é disponibilizada no site do Grupo Creluz: www.creluz.com.br.
Nas atividades de encerramento do projeto de 2018, foram realizadas 26 apresentações das peças teatrais “Uma História Eletrizante” e “Programa Família é Tudo” para as escolas e comunidade em geral, abordando o meio ambiente como tema principal. O Sesc de Frederico Westphalen foi parceiro cultural na realização dessa atividade.
O espetáculo “Uma História Eletrizante” apresenta três palhaços que contam de forma divertida um pouco sobre a energia elétrica, cuidados com o consumo exagerado, a importância da preservação da natureza, além da destinação correta do lixo. Já a peça “Programa Família é Tudo” traz as histórias de Eleonora Aurora, uma apresentadora pra lá de atrapalhada. Eleonora recebe convidados que trazem a público seus dilemas, conflitos e questionamentos. Desta vez, entre seus convidados teremos uma família que não tem controle no consumo de energia, uma jovem consumista que não se preocupa com os estudos e o destino correto do lixo. Entre muitas confusões, e com suas técnicas nada convencionais, a nossa “exótica” apresentadora vai ajudar seus convidados. As duas apresentações são da Cia Cultura das Estrelas.
A organização da edição de 2018 do projeto foi realizada pela Comissão Organizadora do Ligado nas Escolas, a qual é formada pelos seguintes colaboradores: Jamenson Guilherme Ozelame, Jane Ferreira Carvalho e Patrícia Lídia Savoldi.
Devido ao sucesso das últimas edições do projeto e ao apoio integral do Presidente da Creluz Elemar Battisti, a comissão organizadora já iniciou os preparativos para a edição de 2019 do projeto Ligado nas Escolas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário