Creluz

20181202

Coogamai recebe procurador e reúne garimpeiros

A Cooperativa dos Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai), recebeu na tarde da última sexta 30 de novembro a visita do procurador da república Guilherme Augusto Velmovitsky Van Hombeeck para tratar sobre a assinatura de um termo de ajuste de conduta (TAC) entre proprietários de garimpo e o Ministério Público Federal.

Após audiência na sede da Coogamai com o presidente da Cooperativa, Isaldir Antônio Sganzerla e o engenheiro de minas, Anderson Oliveira, o procurador foi recebido por garimpeiros na sede da terceira idade em Ametista do Sul.

Guilherme Augusto Velmovitsky Van Hombeeck tranquilizou os garimpeiros dizendo que o objetivo do encontro foi justamente estabelecer um diálogo para que seja atingido um consenso entre as partes. O encontro, inclusive foi proposto pelo procurador.

O presidente da Coogamai, Isaldir Antonio Sganzerla, destacou a importância da compreensão por parte dos órgãos fiscalizadores da grandeza que o setor garimpeiro possui para a economia regional, e as dificuldades que são enfrentadas no dia a dia pelos homens que buscam o sustento para as suas famílias nas profundezas do sub solo.

A expectativa é que o termo de ajuste de conduta seja assinado ainda no mês de dezembro. Ametista do Sul assim como os demais municípios da região pertencem a área de atuação da Procuradoria da Republica de Palmeira das Missões.

Presidente participará de seminário nacional sobre mineração e manterá audiências em Brasília

O presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai), Isaldir Antônio Sganzerla, participará de 05 a 07 de dezembro em Natal, Rio Grande do Norte, do XV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, levando as experiências realizadas em Ametista do Sul.

Antes de participar do Seminário em Natal, Sganzerla participa de audiências em Brasília, junto a órgãos ligados ao setor da mineração, acompanhado do engenheiro de minas da Cooperativa, Anderson Oliveira.

Sganzerla lembra que não é a primeira vez que a Cooperativa é convidada para participar destes seminários, recentemente o presidente da Coogmai participou de um evento semelhante promovido pelo Ministério de Minas e Energia em Brasília.

Edevaldo Stacke

Nenhum comentário:

Postar um comentário