Muita gente diz que acne é transmissível. É verdade?

Motivo de incômodo para muita gente, a acne nada mais é do que espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Embora seja comum na adolescência, também pode ser recorrente em adultos, especialmente em mulheres.

Acne: de onde vem?
Inúmeros motivos podem desencadear o aparecimento das acnes, alteração hormonal, genética, oleosidade da pele e alimentação estão entre eles. É comum pessoas associarem o aparecimento do quadro a falta de higiene facial. Embora possa contribuir, uma vez a ausência de cuidado com a pele pode obstruir os poros, não é algo decretado, ou seja, varia conforme a pessoa.

Acne é contagiosa?
Embora seja uma bactéria (Proponibacterium acnes) a responsável pelo desenvolvimento das lesões acneicas, a acne não é contagiosa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a proliferação desta bactéria localiza-se no interior dos folículos pilosos. Como tal, não se transmite a outras pessoas, mesmo numa situação de contacto físico. (Fonte: MSN)

Comentários