Creluz

20180821

Coisas estranhas que acontecem enquanto você dorme

Sonambulismo
Mais provável de acometer crianças que adultos, o sonambulismo é um distúrbio de comportamento que ocorre durante o sono profundo. Seus gatilhos comuns são a privação do sono, agentes sedativos (incluindo álcool), doenças com febre e alguns remédios.

É um mito de que acordar um sonâmbulo traz algum perigo. Na verdade, pode ser perigoso não fazê-lo, já que a pessoa pode se machucar.


Sensação de queda
Quase 70% de nós já sentiu isso: a impressão de cair que nos coloca despertos bem na hora em que estamos caindo no sono. As contrações musculares involuntárias em nossos membros ou ao longo de nossos corpos são chamadas de espasmo hípnico, ou mioclonia noturna. Ninguém sabe a sua causa. Uma teoria é que o cérebro interpreta de maneira errada o relaxamento dos músculos como uma queda.

Bruxismo
Costumamos pensar que o ranger ou bater de dentes à noite, conhecido como bruxismo, é produto do estresse ou de uma mordida errada. Mas novas pesquisas mostram que ele pode ser resultado da interrupção da respiração durante o sono, o que ocorre com a apneia. Participantes de um estudo que tiveram suas vias aéreas liberadas com um instrumento dental ou com uma máquina de ventilação pararam com o ranger de dentes.

Terror noturno
Quase 40% das crianças são afetadas pelo terror noturno, nos quais passam por episódios de gritos, medo e agitação durante o sono.

Paralisia do sono
Assim como uma pessoa se move entre as fases da vigília e do sono, a paralisia do sono é a sensação de se estar consciente, mas sem conseguir se mexer. Esse problema é raramente ligado a problemas psiquiátricos.

Ronco
Se você for casado, o ronco é provavelmente um fato da vida. Você é ou o culpado, ou a vítima. O problema ocorre quando o fluxo de ar pelo nariz e pela boca é interrompido por, digamos, um desvio de septo, por pouco tônus muscular da garganta e da língua e por outras razões. O ronco crônico pode arruinar a qualidade do sono para as duas pessoas, então os roncadores precisam buscar auxílio médico.

Pausa no olfato
Um motivo pelo qual os detectores de fumaça são importantes é que nosso olfato também descansa durante o sono. Assim, enquanto os sons podem nos fazer despertar, os cheiros de fumaça e coisas queimando não nos levam a acordar. Uma professora de Psicologia, que conduziu um estudo sobre o fenômeno, diz que o nosso olfato não parece ser algo muito confiável como sistema de sentinela.(Fonte: MSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário