Foto: Delonice Barbosa |
De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva virá em pelo menos três episódios duradouros — a última semana do mês será mais seca. Apenas o extremo Sul terá chuva abaixo da média. Além disso, os modelos climáticos indicam que o Estado deve ser atingido por três ondas de frio nos primeiros 10 dias de agosto e por outras duas na metade do mês.
A queda da temperatura já poderá ser sentida nesta quarta-feira (1º). Segundo a Somar, o primeiro dia de agosto deve amanhecer gelado no Rio Grande do Sul. A chegada de uma massa de ar polar deve levar os termômetros a 0°C na Campanha e na Fronteira Oeste.
Em Uruguaiana e Quaraí, onde são esperadas as menores temperaturas do dia, há risco de geada e sensação térmica negativa pela manhã. O frio também deve ser intenso na Serra. Em Farroupilha, por exemplo, deve fazer 1°C, mas sem risco de geada.
— A geada ocorre a partir da combinação de frio e tempo aberto, condição que temos na Fronteira Oeste e na Campanha, mas não na Serra. Como há muita nebulosidade nessa região, não há chance de gear, mesmo com temperatura próxima de 0°C — explica a meteorologista da Somar Juliana Resende.
Na maioria das cidades gaúchas, a quarta-feira amanhece com temperatura abaixo de 5°C. À tarde, as marcas não devem chegar a 20°C, com exceção do norte do Estado, onde pode fazer 23°C. O sol deve aparecer em quase todo o Estado. Apenas no Litoral Norte pode ter chuva fraca e isolada devido aos ventos úmidos que sopram do mar.
Em Porto Alegre, a quarta-feira começa com sol e poucas nuvens e temperatura em torno de 8°C. À tarde, a nebulosidade aumenta, mas a máxima não ultrapassa 15°C. Na terça-feira, a Capital registrou mínima de 8,2°C e máxima de 16,8°C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário