Creluz

20180720

Temperatura pode despencar quase 20°C nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul

A semana deve terminar com uma virada no tempo. Depois de um calor típico de verão na maior parte do Rio Grande do Sul, com temperatura próxima de 30°C, o frio e a chuva voltam nesta sexta-feira (20). Com o retorno da instabilidade, deve ocorrer queda brusca de temperatura em todas as regiões do Estado, podendo despencar quase  20°C na metade Norte.

A chuva chega primeiro ao Sul, onde pode chover já na noite desta quinta (19). Nas áreas mais ao norte, incluindo Porto Alegre,  a sexta-feira ainda deve ser quente e com tempo abafado, uma vez que as precipitações ocorrem apenas no fim da tarde. Com o avanço da frente fria, as marcas devem despencar à noite, aumentando a amplitude térmica, que é a diferença entre a maior e a menor temperatura do dia. Essa diferença pode chegar a 13°C em Porto Alegre, que deve amanhecer com 21°C e marcar 25°C à tarde. Com a virada no tempo, a temperatura na Capital deve cair para 12°C durante a noite.

A variação de temperatura deve ser ainda maior no norte do Estado, onde a chuva demora mais a chegar. Iraí, por exemplo, deve marcar 21°C pela manhã, 29°C à tarde e 10°C à noite. Na madrugada de sábado (21), os termômetros podem registrar 7°C no município: uma queda de 22°C em menos de 24 horas.

— Com a entrada da frente fria no Estado, nesta sexta, ocorre um fenômeno chamado inversão térmica, que é quando temos uma perda de calor ao longo do dia. Isso explica por que o Estado terá temperaturas mais altas pela manhã e mais baixas à noite — afirma o meteorologista da Somar Caio Guerra.

Essa inversão nos termômetros poderá ser sentida também na Campanha, que deve registrar a mínima desta sexta-feira no Estado. Em Quaraí, que amanhece com 19°C, a temperatura pode despencar para 6°C até a noite. Nessa região, no Sul e na Fronteira Oeste, há risco de temporal na sexta, com vento forte e acumulados que podem atingir 30mm. Nas demais áreas, a chuva vem com volumes baixos.
Termômetros lá em cima
Na quinta-feira, várias cidades gaúchas tiveram a temperatura máxima mais alta deste inverno até agora. Em Porto Alegre, os termômetros atingiram 30,5°C durante a tarde. Teutônia, no Vale do Taquari, e Santa Rosa, no Noroeste, registraram 30,3°C. O município onde fez mais calor foi Campo Bom, no Vale do Sinos, com 31,7°C.
Fim de semana gelado
No sábado, a chuva vai embora, mas deixa um legado: o frio. Na maioria das cidades gaúchas, a temperatura mínima deve ficar abaixo de 10°C. Podem ocorrer precipitações fracas no Sul e na Serra, onde o frio deve ser mais intenso. Em Canguçu, os termômetros devem marcar 2°C na manhã de sábado e pode ocorrer chuva congelada.

— Como a temperatura fica bastante próxima de 0°C , há possibilidade, mesmo que remota, de chuva congelada nessa região. O evento também pode ocorrer nos pontos mais elevados da Serra, mas a chance maior é no sul do Estado, em áreas próximas do litoral, onde há uma entrada maior de umidade que favorecem a ocorrência desse fenômeno — explica Guerra.

Além disso, há risco de geada na Fronteira Oeste nas primeiras horas do sábado. Com o afastamento da frente fria, há pouca chance de chuva no domingo (22), mas o frio continua e pode gear na Campanha e na Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário