Creluz

20180614

Onda de frio deve derrubar a temperatura nos próximos dias no RS

Nesta quarta-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico para a onda de frio que deve passar pelo Rio Grande do Sul nos próximos dias. De acordo com as informações, os termômetros devem ficar mais de 5°C abaixo da média entre a quarta-feira e o sábado (16). Mais cedo, a Defesa Civil já havia publicado um alerta para a possibilidade de temperatura negativa no Estado e para o risco de geada na Campanha, na Serra e nas Missões.

O aumento do frio já foi sentido nesta quarta-feira. Porto Alegre amanheceu com 9,6°C e sensação térmica de 4,8°C em razão do vento, cujas rajadas passaram de 50 km/h. O vento mais forte foi registrado em Canguçu, no sul do Estado, onde as rajadas chegaram a 70 km/h e os termômetros marcaram 5,5°C, com sensação de -2,1°C.

—  A massa de ar polar, que provoca todo esse frio, volta a deixar os termômetros próximo ou abaixo de 0°C na Serra. Em Vacaria, nesta quinta-feira, pode haver formação de sincelo, que ocorre quando o nevoeiro congela e deixa pedaços de gelo suspensos nas árvores e nos telhados — explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.

Na quinta-feira (14), a temperatura deve cair ainda mais no Rio Grande do Sul. Várias cidades gaúchas devem registrar 1°C, como Veranópolis, Farroupilha e Cambará do Sul, na Serra, e Bagé, na Campanha. Nessas regiões, há risco de geada. A menor temperatura do dia é esperada em Vacaria e Bom Jesus, onde pode marcar 0°C. A máxima no Estado não passa de 17°C, em Torres, no Litoral Norte.

Apesar do frio, a quinta-feira tem previsão de sol na maior do Estado. Apenas nas áreas litorâneas do Sul, como Rio Grande e Mostardas, pode garoar, devido à circulação dos ventos, que levam a umidade do oceano para o continente.

Em Porto Alegre, o dia deve começar com algumas nuvens, mas a nebulosidade aumenta a partir da tarde, com poucas chances de chuva. Os termômetros devem oscilar entre 6°C e 14°C nesta quinta-feira na Capital.

De acordo com a Somar Meteorologia, a tendência é de que o frio aumente até o fim de semana. A temperatura mais baixa deve ser registrada no sábado (16), quando a mínima cai para 2°C em boa parte do Estado, com risco de geada em várias cidades.

— A madrugada de sexta-feira para sábado deve ser a mais fria desta semana, pois é quando a massa de ar polar atinge seu auge. A manhã de sábado, inclusive, deve ter temperatura negativa na Serra, com -3°C em São José dos Ausentes — afirma Maria Clara.

No domingo (17), a massa de ar polar perde força. O frio deve continuar no Rio Grande do Sul, mas não tão extremo como na sexta e no sábado. (Fonte: Gaúcha ZH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário