Creluz

20180623

Estudante denuncia tentativa de estupro em Casa do Estudante da UFSM

Uma denúncia de tentativa de estupro publicada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Facebook, gerou protestos entre a comunidade universitária. 

O crime, conforme relato de uma das alunas, ocorreu no dia 15. De acordo com ela, o autor é um morador da Casa do Estudante do Campus de Camobi. Nos últimos dias, diversas manifestações foram realizadas pedindo a punição do infrator. O delegado regional de polícia, Sandro Meinerz, informou que a Delegacia da Mulher já tomou conhecimento da denúncia e trabalha para esclarecer o caso.

Nesta sexta-feira, o reitor, professor Paulo Burmann, divulgou nota lamentando a situação. “A Universidade Federal de Santa Maria reitera seu total repúdio a qualquer tipo de desrespeito às liberdades individuais e coletivas, assédio, violência, constrangimento, ataque aos direitos humanos e, particularmente, à violência do estupro envolvendo mulheres no campus sede. Neste sentido, reafirma a determinação a todos os seus órgãos internos de ‘tolerância zero’ a estes ataques e informa que as devidas providências administrativas, responsabilização e punição dos agressores já estão sendo tomadas”, assegurou.

Após a denúncia formal da agressão junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a UFSM abriu um processo administrativo, encaminhado em 20 de junho à Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA). Uma portaria federal de 2017 prevê a aplicação de penalidades de desligamento (expulsão) ou suspensão em casos de crime de racismo, agressão física, assédio sexual e/ou moral ocorridos nas dependências da Universidade.

A Instituição frisa que a investigação e a responsabilização criminal cabem às autoridades policiais e ao Judiciário. No intuito de preservar os estudantes, a UFSM mantém a identificação dos agressores e das vítimas em sigilo. De acordo com a nota, a universidade vem disponibilizando suporte psicológico às estudantes que realizaram a denúncia, através de assistentes sociais, psicólogos, assessoria jurídica e equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.(Fonte: Guaíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário