Creluz

20180501

Usuários do Facebook poderão desligar rastreamento fora da rede social

Diante do escândalo de privacidade do Facebook, a empresa tem anunciado uma série de mudanças (que talvez já devesse estar em vigor há muito tempo) para incrementar a segurança dos dados de seus usuários. A maior delas foi revelada nos momentos que antecederam a F8, a conferência anual da empresa com desenvolvedores: será possível impedir que o Facebook monitore os sites que você acessa fora da rede social.

O Facebook sempre vai ficar de olho no que você faz dentro do Facebook, o que provavelmente é conhecimento de todos os usuários. No entanto, nem todo mundo sabe que, toda vez que você acessa uma página com aquele botãozinho “Curtir”, a empresa também acompanhava suas ações fora da rede social. Na teoria, isso poderá mudar a partir de agora.

Mark Zuckerberg usou sua página para anunciar a mudança, que permitirá que o usuário desative esse tipo de monitoramento, que acompanha o seu histórico de navegação, que ainda estará ativo por padrão.

“Uma coisa que eu aprendi na minha experiência ao depor para o Congresso dos EUA é que eu não tinha respostas claras para algumas das perguntas sobre dados”, ele explicou. Seu objetivo é tornar esses controles mais claros no futuro próximo, com novos recursos similares a caminho.

Segundo Zuckerberg, o novo recurso de controle de privacidade tem o nome de “Clear History” (supomos que se chamará “Limpar Histórico” em português), por ser inspirado no recurso oferecido a navegadores que limpa o histórico de navegação e cookies.

A novidade tem várias facetas. O usuário tem a opção de desligar totalmente o monitoramento ou apenas apagar o seu histórico de navegação registrado até então. Além disso, também será possível ver que tipo de informação o Facebook guarda no histórico de cada usuário. (Fonte: Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário