Inmet alerta para risco de temporal no RS nesta sexta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quinta-feira (17), um alerta de temporal para o Rio Grande do Sul. De acordo com o aviso, a sexta-feira (18) deve ter  chuva intensa em todo o Estado, com acumulados que podem chegar a 100 mm, e vento forte, com rajadas de até 100 km/h.

Segundo a Somar Meteorologia, a forte instabilidade poderá ser sentida a partir da manhã de sexta-feira, devido a uma área de baixa pressão que se forma sobre toda a região sul do país, provocando chuva a qualquer hora do dia. O temporal ganha força à tarde, principalmente na Região Norte e na Capital. Nas áreas de divisa com Santa Catarina, há risco de trovoadas e granizo.

Além disso, a temperatura segue baixa. Contudo, por conta da grande concentração de nuvens, o frio não deve ser tão intenso quanto na quinta-feira (17), quando várias cidades gaúchas registraram o amanhecer mais frio do ano, inclusive Porto Alegre, com mínima de 9,8°C. Na sexta-feira, os termômetros podem variar de 15°C a 19°C na Capital.

— Mesmo com temperaturas não tão baixas em relação às registradas ao longo da semana, a sensação de frio na sexta-feira pode ser maior por causa do vento e da umidade. Na Capital, a sensação térmica pode ficar até 5°C abaixo da temperatura registrada nos termômetros — afirma a meteorologista da Somar Patricia Vieira.

Em São José dos Ausentes, a mínima prevista é de 9°C – a menor do dia no Estado –, mas a sensação térmica pode ser de apenas 2°C por causa do temporal. A temperatura mais alta deve ocorrer em Torres, no Litoral Norte, onde os termômetros oscilam entre 18°C e 24°C.

CADA VEZ MAIS FRIO

Não foi só a manhã desta quinta-feira (17) que bateu recorde de temperatura mínima no Rio Grande do Sul. Várias cidades gaúchas registraram, também, a tarde mais fria do ano. A tarde que teve a máxima mais baixa foi Serafina Corrêa, onde os termômetros não passaram de 13,2°C. Em Caçapava do Sul, na Campanha, e Santa Vitória do Palmar, no extremo Sul, a temperatura máxima foi de 15,9°C. 

FIM DE SEMANA

No sábado (19), a chuva perde força no Rio Grande do Sul. Na Fronteira Oeste, o dia amanhece com tempo aberto devido a uma massa de ar seco que avança da Argentina e do Uruguai para a região. Nas outras áreas, incluindo a Capital, o sábado ainda deve ser de tempo fechado, com muitas nuvens e precipitações isoladas. 

No domingo (20), o tempo volta a ficar firme em boa parte do Estado, com chuva apenas no Litoral Norte e na Serra. Além disso, o frio deve se intensificar. Na Região da Serra, a temperatura ao amanhecer deve variar entre 0°C e 3°C. Em São José dos Ausentes, há possibilidade de chuva congelada e até de neve. 

— Apesar de ter condições propícias para neve em São José dos Ausentes na madrugada de domingo, esse fenômeno deve ocorrer de forma isolada, nos morros mais altos e afastados da cidade. Como a previsão também é de vento forte, de até 70 km/h, a procura pela neve, nessas circunstâncias, pode ser um risco — explica Patricia. (Fonte: Gaúcha ZH)

Comentários