Creluz

20180428

Veja como baixar tudo que o WhatsApp guarda sobre você

O WhatsApp anunciou mudanças importantes nesta semana. Diante de uma nova legislação na União Europeia e do escândalo de privacidade que sua empresa-mãe, o Facebook, enfrentou, o aplicativo precisou reformular algumas coisas. Entre as novidades está o fato de que o aplicativo agora permite o download de todos os dados que guarda sobre o usuário.
Desde sempre, no entanto, o WhatsApp afirma guardar poucas informações sobre o seu público, e isso se reflete nos dados que você vai receber. Por exemplo: não há como recuperar o seu histórico de conversas por meio da nova ferramenta, já que esse dado não é guardado pelo WhatsApp. O que é possível recuperar é, por exemplo, sua imagem de perfil e o nome dos grupos de que você faz parte.
Por enquanto, a função é limitada aos usuários do WhatsApp Beta e pode demorar algumas semanas para chegar a todos. Se você tem interesse em se cadastrar no programa de testes do WhatsApp e ter acesso antecipado a recursos, veja como se registrar neste link.
Veja como proceder para baixar os dados que o WhatsApp tem sobre você:
1. Certifique-se de estar rodando a última versão do WhatsApp Beta
O recurso foi incluído na versão 2.18.128 do WhatsApp. Se você está rodando o WhatsApp Beta, entre no Google Play e confirme se não há nenhuma atualização pendente.
2. Abra o app, toque no ícone dos três pontos e entre em “Configurações”
Reprodução
3. Acesse a opção “Conta”
Reprodução
4. Toque em “Solicitar dados da conta”
Reprodução
5. Pressione “Solicitar relatório” e aguarde
O processo pode demorar alguns minutos ou talvez até uma hora. Quando o relatório estiver pronto, você vai receber uma notificação.
Reprodução
6. Aperte “Baixar relatório”, em seguida, pressione “Exportar relatório” para enviá-lo para algum serviço de nuvem ou enviá-lo por e-mail
O arquivo com seus dados é um documento .zip, com o qual o Android não lida muito bem. É recomendável enviar esse arquivo para o seu PC de alguma forma para abri-lo.
Reprodução
7. Descompacte o arquivo “Dados da minha conta.zip”, acesse a pasta de destino e abra o “access.html”
Reprodução
8. Agora é só ver o que o WhatsApp tem sobre você
Nos meus testes, o arquivo mostra o nome dos grupos de que eu participo, os números de telefone dos meus contatos, qual celular e versão do Android eu uso, meu último endereço de IP, minha foto de perfil e a hora em que eu a troquei pela última vez, o último texto que eu escrevi no campo "Recado" e os números telefônicos que eu bloqueei. (Fonte: Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário