Creluz

20180420

Vacina contra gripe começa na segunda com meta de imunizar 3,6 milhões de gaúchos

Com a meta de imunizar 3,6 milhões de gaúchos, a vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul começa na próxima segunda-feira em todo o Estado. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado gratuitamente. A imunização termina no dia 1º de junho. Como acontece todos os anos, a campanha vai ter um Dia D, para aumentar a mobilização. Será no dia 12 de maio, um sábado, quando os postos de saúde ficarão abertos.

O lançamento da campanha foi realizado na manhã desta sexta-feira, durante solenidade no Palácio Piartini, com a presença do governador José Ivo Sartori, da primeira-dama Maria Helena Sartori e do secretário estadual da Saúde Francisco Paz.

O público-alvo é composto por idosos, crianças de até 5 anos, gestantes e doentes crônicos. "Essas pessoas tem mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza. A meta da secretaria é imunizar pelo menos 90% das pessoas desses grupos" destacou Paz. A  recomendação é que as pessoas se vacinam o quanto antes, já que a proteção leva cerca de dez dias para começar a fazer efeito.

O Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde 37% das quatro milhões de doses previstas. Os lotes recebidos já foram repassados aos municípios. Durante o lançamento, representantes de alguns grupos do público-alvo receberam a vacina, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde. O governador, a primeira-dama e o secretário de Saúde estavam entre eles. Quem roubou a "cena" na imunização realizada no salão Azul do Palácio Piratini foi a menina Martina, dois anos, que estava acompanhada da mãe Josiara Cunha. (Fonte: Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário