Creluz

20180417

Rio Grande do Sul é o estado com mais cidades onde câncer é a principal causa de morte, aponta pesquisa

O Rio Grande do Sul é o estado do país que tem o maior número de municípios onde o câncer é a principal causa de morte. Enquanto no restante do Brasil as mortes pela doença representam 16% do total, no estado o índice chega a 33%, segundo aponta levantamento divulgado nesta segunda-feira (16), pelo Movimento Todos Juntos contra o Câncer, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).


A pesquisa é baseada nos dados do próprio Ministério da Saúde, que foram agrupados e analisados pela primeira vez. No estudo, uma das causas apontadas para o aumento da mortalidade por câncer são as dificuldades enfrentadas pelos pacientes entre o tempo para o diagnóstico da doença e o acesso ao tratamento.


Entre as cidades onde o câncer é a doença que mais mata está Caxias do Sul, na Serra. Das 2.691 mortes por problema de saúde na cidade, 669 foram causadas pela doença, o que totaliza 25% do total de óbitos.


O médico Luis Antônio Santini, que já foi presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), afirma que os números da doença no Rio Grande do Sul estão diretamente ligados à maior expectativa de vida dos gaúchos, e também aos maus hábitos. O câncer de pulmão, por exemplo, está entre os três com maior incidência no estado.


"Isso está ligado ao tabagismo, então uma redução ou uma eliminação do tabagismo é fundamental na prevenção do câncer de pulmão", afirma.


O diagnóstico precoce pode ser fundamental para o combate a doença, como lembra o coordenador do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, Merula Steagall. "Se o paciente diagnosticar o câncer em um estágio inicial da doença, muitas vezes com uma pequena cirurgia já é o tratamento. Não precisa nem entrar na quimioterapia, nem radioterapia", diz. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário