Esta segunda-feira, 2, é o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e com o intuito de debater o tema no município, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizará a primeira Jornada Sobre Autismo em Frederico Westphalen.
No município, após uma avaliação nas escolas – tanto na rede estadual, quanto na rede municipal de ensino, além das instituições particulares – foi constatado que aproximadamente 50 alunos são considerados autistas. Por isso, há necessidade de se debater o assunto, para que, em um segundo momento, seja fomentado uma capacitação permanente aos professores e funcionários das instituições de ensino.
O convite foi estendido, além de professores e funcionários das escolas, também aos representantes do Ministério Público de Frederico Westphalen, e a Promotoria de Justiça Regionalizada de Passo Fundo, além de médicos e motoristas dos ônibus da rede de ensino.
A primeira Jornada sobre Autismo será realizada no dia 27 de abril, no auditório da Escola Cardeal Roncalli, com início previsto para às 8h30min. Os interessados deverão realizar inscrição prévia no site http://www.pandorgaautismo.org/jornadas_autismo/. Após a realização da Jornada, todos os participantes inscritos receberão certificado.
A Jornada sobre Autismo terá como palestrante os representantes da Associação Pandorga, de São Leopoldo, Heidi Kirst e Nelson Kirst, e no encontro serão debatidos os seguintes temas:
Características comportamentais
Dados gerais: incidência e terminologia
Autistas, neurotípicos e neurodiversidade
Causas do autismo
O autismo é um espectro
Síndrome de Asperger
Autismo, um transtorno social: interação, comunicação, imaginação social
Alterações na circuitaria do cérebro
Fraca coerência central – dificuldade em captar o sentido de objetos, lugares, pessoas, funções, eventos – foco no detalhe e falta de visão do todo – a realidade é um caos ameaçador – o estado permanente da pessoa autista: ansiedade
Obsessões, comportamentais repetitivos e rotinas
O mundo sensorial do autismo: como nossos sentidos funcionam, dificuldades em processar informações sensoriais, hipossensibilidade e hipersensibilidade, avalanche sensorial e descontroles
O movimento da neurodiversidade
Agravantes diversos
O autismo e família
Métodos e casos concretos da vida cotidiana de pessoas autistas, seus familiares, cuidadores e educadores
Durante o todo o mês de abril, serão publicados vídeos casos verídicos envolvendo autistas para fomentar ainda mais o debate do tema na sociedade frederiquense.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário