Creluz

20180428

Balanço aponta 105 casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria

As autoridades de saúde do Rio Grande do Sul e de Santa Maria atualizaram, nesta sexta-feira (27), os números sobre o surto de toxoplasmose no município da região Central. Até o momento, foram 262 notificações de casos suspeitos, 231 casos investigados, 105 casos confirmados (sendo 18 gestantes) e 11 exames negativos.

O balanço foi apresentado em coletiva concedida pela diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marilina Bercini, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, e a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte.

Os casos foram registrados em 19 bairros da cidade. Foram notificados dois óbitos fetais, de 28 e 36 semanas de idade gestacional e as mães diagnosticadas com toxoplasmose aguda. Também há um lactente (que ainda mama) de quatro meses. Mãe e criança são toxo-positivas.

Mais cedo, houve uma reunião entre os técnicos da Secretaria da Saúde estadual, municipal e a equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada do SUS, do Ministério da Saúde, que está em Santa Maria prestando apoio à investigação epidemiológica. (Texto: Ascom SES/Edição: Gonçalo Valduga/Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário