Creluz

20180317

Campanha de vacinação contra a gripe começa em 16 de abril, no RS

A rede pública de saúde inicia, em 16 de abril, a campanha de vacinação de Influenza 2018. O anúncio foi feito nesta sexta-feira à noite pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis. A data prevista para o encerramento da imunização é 25 de junho. O calendário ainda prevê uma grande mobilização nacional, no dia 5 de maio, para marcar o Dia D da iniciativa.

No ano passado, foram aplicadas 3,6 milhões de doses na população gaúcha. Entre os grupos prioritários - que envolve idosos, crianças de seis meses e cinco anos, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional - a cobertura foi de 85%.

O Ministério da Saúde adverte que a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Outras medidas podem ajudar a evitar a doença a doença: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. (Fonte: Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário