Creluz

20180210

Previsão de série de temporais no Estado neste domingo

TEMPO SEVERO - Núcleos de forte intensidade seguem avançando próximo da divisa com o Rio Grande do Sul na tarde deste sábado, podendo ocorrer tempo severo em algumas localidades (descargas elétricas, ventania, queda de granizo).

 O sul do Brasil poderá passar por uma série .de temporais neste próximo domingo (11/02), segundo alerta divulgado por meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alertam para mudança do tempo.

“No domingo (11/02) devido ao cavado e da circulação dos ventos em baixos níveis, baixa pressão no oceano e umidade do ar elevada da superfície à média troposfera ocorrerão chuvas significativas em áreas do litoral ao nordeste do RS, do planalto sul ao planalto norte, no sul, nordeste e litoral de SC e no sul e leste do PR.”

- De acordo com à MetSul Meteorologia, existe uma grande PREOCUPAÇÃO com as intensas rajadas de vento que podem ser registradas amanhã, conforme modelo WRF vem indicando, colocando o risco de vendavais, sobretudo do Centro pro Norte do Rio Grande do Sul.

A "frente fria se intensificará muito e avançará pelo Rio Grande do Sul e o Sul do Brasil com chuva forte e temporais em muitos locais", destaca a empresa MetSul Meteorologia.

- O Núcleo de Monitoramento e Previsão de Descargas Atmosféricas já coloca previsão de tempestades neste sábado (10), mas ainda não se "pronunciou" sobre as previsões de tempo severo para amanhã. Estamos aguardando.

- A Epagri-Ciram destaca o avanço da frente fria no domingo (11/02), começando o dia com muitas nuvens com chuva atingido o litoral ainda pela manhã e chegando as demais regiões já no início da tarde, se estendendo para à noite. Existe uma atenção para risco de chuva forte e volumosa, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí. A temperatura deverá continuar alta antes da frente fria (pré-frontal). O vento será de Nordeste, virando de sul no fim do dia, moderado com rajadas durante a passagem da frente fria.

- Nos próximos dias o tempo muda no Paraná. Aos poucos o calor perde intensidade porque a tendência é de que ao longo do feriadão de Carnaval fique mais chuvoso em muitas das regiões paranaenses. A partir de domingo chove com mais frequência, principalmente entre o setor leste e a faixa litorânea. No interior do Estado ainda segue com temperaturas mais elevadas, destaca à Simepar.(Fonte:Imagem: REDEMET/Radar Santiago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário