Creluz

20180118

Tremeliques caninos: Por que os cachorros ocasionalmente têm espasmos quando estão dormindo?

Alguma vez, você já observou seu cachorro dormindo? É difícil se concentrar em outra coisa além da fofura desses animais enquanto descansam, mas repare que alguns cães têm tremeliques durante o sono. É importante ficar atento a essa condição: se ela estiver atrapalhando a noite do pet, ela pode se tornar um problema de saúde.

Movimentos inofensivos?

Essas contrações involuntárias e repentinas dos músculos caninos recebem o nome de mioclonia. Elas também acontecem com os humanos, mais frequentemente quando o indivíduo dorme, o que as tornam difíceis de perceber. Os movimentos mais simples podem atingir qualquer cãozinho e não geram consequências ao seu corpo.

Entretanto, a mioclonia pode evoluir e se transformar num distúrbio, afetando a qualidade do sono. Como os cães não são capazes de reclamar a respeito das consequências da evolução do problema, é fundamental que o dono busque atendimento veterinário caso o cachorro acorde durante a noite e fique cansado durante o dia.

Semelhanças com o homem

Além da mioclonia, o sono dos cachorros possui mais características em comum com o do ser humano. A polissonografia, um exame que detecta as ondas cerebrais, mostrou que os cérebros caninos têm mudanças similares às detectadas no cérebro humano, participando de vários tipos de movimentos e espasmos.


Os movimentos involuntários também podem estar ligados aos sonhos e pesadelos, que acontecem durante a fase mais profunda do sono, chamada de REM. Alguns cães até mesmo latem e gemem enquanto dormem, similar ao que também acontece com os humanos, com algumas pessoas até mesmo falando durante o sono. Outra semelhança são os distúrbios do sono, como a narcolepsia, que atinge ambas as espécies.(Fonte: MSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário