Creluz

20171203

Parque temático mostra saga dos imigrantes italianos na serra gaúcha

Visitar o Parque Temático Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves, é como embarcar em uma viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lázaro e Rosa. A visita é envolvente. Por vezes, o visitante sente as mesmas emoções vivenciadas pelos imigrantes, desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil, com a mala recheada de esperança e coração repleto de saudade. É possível, inclusive, “viajar” na terceira classe de um navio a vapor no meio de centenas de pessoas. Uma experiência incrível dentro de um porão cercado de água. Este é um dos cenários que oferecem ao turista a oportunidade de sentir na pele a experiência vivida pelos imigrantes, em 1875.

Trata-se de um roteiro indispensável para quem tem interesse em aprofundar o conhecimento sobre a formação da Serra gaúcha. Em nove ambientes que encantam pela riqueza de detalhes. Em cada passagem, os aspectos da vida dos colonos ganha vida própria, com ênfase para a rotina na Europa, a viagem para a América e a adaptação no novo continente. Os visitantes podem, ainda, vestir trajes da época, assim como calçados e acessórios usados pelos italianos entre 1880 e 1980. Os turistas também passam por uma réplica da cidade de Pedersano, de onde Lázaro e Rosa partiram para o Brasil. O casal é interpretado por atores, que contam as dificuldades de viver em um país sem perspectivas.

A novidade é que o complexo está de cara nova. No ano em que comemora 25 anos, a Giordani Turismo apostou na renovação de uma de suas principais atrações para oferecer aos turistas uma experiência inesquecível. “Foram cerca de quatro meses de execução de um projeto ousado”, salienta a diretora-executiva Andreia Zucchi. Segundo ela, a revitalização passou por todas as etapas da Epopeia Italiana, com criação de novos roteiros, trilha sonora, vídeos, iluminação e adaptações no cenário. Tudo para manter ainda mais fiel e emocionante o espetáculo.

“Desde à inauguração, procuramos trazer para o parque a história da imigração italiana através da vida de nossos antepassados Lázaro e Rosa, com um olhar inovador, proporcionando uma verdadeira viagem ao passado”, explica a diretora do Grupo Giordani Turismo, Susana Giordani. O diretor artístico da D’Arte Multiarte, Rodrigo Cadorin, usou a experiência em grandes eventos para criar o novo conceito do parque. “Quem visita sai com vontade de voltar, levando na memória uma experiência inesquecível e enriquecedora”, diz. O espetáculo é acompanhado de degustação de vinhos, suco de uva e biscoito típico italiano.

Onde fica:

Parque Temático Epopeia Italiana fica na  rua Visconde de São Gabriel,  número 507, no bairro  Cidade Alta, em Bento

Gonçalves. É aberto diariamente das 9h às 18h. Telefone: (54) 3451-2788.

Como chegar:

De carro, pegue a BR 116, a RS 240, a RS 122, a RS 446 e a BR 470 até a rua Silva Paes, em Pomarosa. Continue pela rua Silva Paes e siga até rua Visconde de São Gabriel, no bairro Cidade Alta. O parque fica no número 507 da rua. A viagem de 120,8 quilômetros dura em média 2 horas. Há pedágio no trajeto.

De ônibus, a linha Porto Alegre-Bento Gonçalves opera diariamente. A passagem custa entre R$ 33,25 e R$ 49,45 e a viagem dura em média 2h30min. O Epopeia Italiana está há menos de 2km da estação rodoviária de Bento Gonçalves. Ao desembarcar na estação, a maneira mais rápida de transporte público é pegar um táxi. (Fonte: Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário