Creluz

20171207

Bitcoin supera pela primeira vez os 15 mil dólares

O preço do bitcoin prosseguia sua disparada nesta quinta-feira e superou pela primeira vez na história a barreira dos 15 mil dólares, registrando um aumento de mais de 50% em uma semana. A moeda virtual atingiu a marca de 15.075,02 dólares, novo recorde histórico, às 10H05 GMT (8H05 de Brasília), antes de recuar levemente, de acordo com a agência Bloomberg.

Em meados de outubro, o bitcoin ainda registrava cotação de 5 mil dólares, enquanto no início do ano era negociado a mil dólares. O bitcoin ganhou força no mês passado, quando o grupo americano CMW, um dos mais poderosos agentes bursáteis do mundo, anunciou o lançamento de contratos nesta moeda no mercado futuro. Este anúncio disparou seu valor, pois a quantidade de Bitcoins em circulação é limitada. Sua capitalização total chegou a 180 bilhões de dólares, segundo o site coinmarketcap.com, especializado em capitalizações de criptomoedas em bolsa. Para termos comparativos, a Coca Cola tem um valor estimado em 195 bilhões de dólares.

O bitcoin, uma moeda virtual que valia centavos em 2009, quando foi lançada, apoia-se em um sistema de pagamento entre pessoas P2P baseado em uma tecnologia denominada "blockchain". A moeda virtual não tem um marco legal e não é regida por um Banco Central, ou por um governo, mas por uma grande comunidade internacional, e é aceita em um número crescente de transações (restaurantes, setor imobiliário, etc.). Mas já recebeu críticas de vários economistas renomados recentemente, como os vencedores do prêmio Nobel Joseph Stiglitz e Jean Tirole, que afirmaram que a explosão do bitcoin parece uma "bolha especulativa" que pode "implodir". (Fonte: Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário