Creluz

20171021

Chuva de meteoros poderá ser observada ao longo do fim de semana

Os óvnis não estão invadindo, nem teremos queda de um asteroide nas noites deste fim de semana. Luzes vão cruzar o céu, nas famosas estrelas cadentes, mas sem consequências dramáticas. É a chuva de meteoros Orionídeos, que poderá ser vista a olho nu em todo o Brasil, com seu pico na madrugada de domingo.

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), os Orionídeos são formados por poeira e gelo que o cometa Halley deixou para trás em sua órbita.


No Brasil, o fenômeno poderá ser visto em todo o país. Durante o pico da chuva, poderão ser flagrados entre 20 e 25 meteoros por hora. A recomendação é que a observação seja feita em locais com pouca luz artificial, como áreas rurais e isoladas.

De acordo com o especialista da Nasa, Bill Cooke, a melhor forma de enxergar o fenômeno é mesmo com os olhos atentos e sem outros dispositivos, como binóculos e telescópios. "Você quer ver o máximo de céu possível. Vá para a rua, num lugar com o mínimo de luzes da cidade possível, deite no chão e espere", resumiu. "Faça uma escolha de refrescos e guloseimas e tenha paciência. Dificilmente vai enxergar algo olhando cinco minutos para o céu. Reserve ao menos uns 30 minutos", definiu. (Fonte: Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário