Creluz

20170925

Vândalos seguem danificando containers e lixeiras

As lixeiras e containers distribuídos pelas cidade, principalmente no Centro, têm sido constantemente alvo de atos de vandalismo em Palmeira das Missões. Não bastasse a quantidade de recipientes quebrados, as roldanas dos containers começaram a ser furtadas, acarretando em prejuízos para o erário público.

Alguns foram instalados pela prefeitura nas ruas mais movimentadas, em resposta a cobrança dos cidadãos. O custo atual de um container é de R$ 1.500. A última aquisição foi realizada durante a implantação da Coleta Seletiva, em junho de 2016, com 30 novos equipamentos, Conforme a bióloga da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Marisa Maturana, o município não consegue substituir as lixeiras na mesma velocidade em que são danificadas. "Esses atos de vandalismo acarretam em custos para o município. Trata-se de um ato sem sentido, porque o cidadão está quebrando algo pelo qual ele mesmo paga, que é patrimônio público", comentou.

Somado aos casos de vandalismo, à falta de respeito de algumas pessoas que não aprenderam ainda a separar os tipos de lixo agrava ainda mais a situação. São equipamentos eletrônicos, lâmpadas florescentes, isopor e até resíduos de construção. O peso deste tipo de detrito provoca a quebra dos containers.

A maioria desses atos ocorre durante a madrugada, o que dificulta a identificação dos vândalos. Lembrando que a depredação de patrimônio público é crime. A denúncia pode ser feita de forma anônima, através do telefone 3742 3364. (Fonte:Foto: Pedro Niácome/TP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário