Creluz

20170922

Rodeio Bonito ficará fora da regionalização dos partos

Nesta semana, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) recusou a decisão da Comissão Intergestores Regionais em Saúde (CIR) e excluiu o Hospital São José de Rodeio Bonito do processo de regionalização dos partos.

De acordo com o documento encaminhado à 19 ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), o hospital não atingiu o número mínimo de nascimentos exigido pela Resolução do Conselho Intergestor Bipartite (CIB) 206/2017 e também não faz parte de um vazio existencial, ou seja, municípios muito distantes. “Com essa ordem, tivemos que em conjunto com os municípios realocar todos aqueles que tinham optado, em um primeiro momento, por serem atendidos no município”, explicou o coordenador da 19ª, Fernando Panosso.

Com essa definição, mudaram de referência os municípios de Alpestre e Rodeio Bonito, que deverão realizar por conta própria os atendimentos no hospital de cada cidade. Já Pinhal e Cristal do Sul mudaram sua referência para Seberi.

– O importante é destacar que se o hospital fará parte da rede ou ficará independente, ele vai ter que atender à determinação da vigilância e número mínimo de equipe –, reforçou, salientando ainda que em no máximo 40 dias a rede deve estar funcionando, prazo que as unidades têm para se adequar à resolução.

Maternidades na região de abrangência do Jornal Folha
Palmeira das Missões – 15ª CRS
Sarandi – 15ª CRS
Três Passos – 19ª CRS
Tenente Portela - 19ª CRS
Frederico Westphalen - 19ª CRS
Seberi - 19ª CRS (Fonte: Folha do Noroeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário