Creluz

20170829

Por que as patas dos cães tem cheiro de salgadinho?

Todo mundo sabe que os cães têm um cheirinho bem, digamos, “característico”, especialmente depois de um bom banho. No entanto, se você já reparou que as patas do seu companheiro estão com cheiro de salgadinhos de milho, é bom prestar atenção. Existe um motivo para o surgimento deste odor e, em alguns casos, é preciso levá-lo ao veterinário.

Cheiro de salgadinho nas patas é causado por bactérias

O cheiro de salgadinho de milho, muitas vezes interpretado pelo nariz humano como cheiro de pipoca, é resultado do encontro de bactérias e leveduras. As bactérias responsáveis pelo odor pertencem ao gênero Pseudonomas e vivem no ar, na água e na vegetação. Elas se transportam para as patas caninas e se abrigam nas fissuras que encontram.

Proliferação de bactérias e leveduras explica o cheiro incomum das patas dos cães, mas o excesso desses micro-organismos pode ser prejudicial.© Foto: Shutterstock Proliferação de bactérias e leveduras explica o cheiro incomum das patas dos cães, mas o excesso desses micro-organismos pode ser prejudicial.
Caso repare que as patas do seu cachorro estão com cheiro de salgadinho de milho, não é preciso ficar preocupado. Em boa parte dos casos, o cheiro não indica nenhum perigo à saúde dos cães. Como eles adoram brincar correndo para lá e para cá, é apenas questão de tempo até se depararem com as bactérias Pseudonomas .


Em alguns casos, o cheiro pode indicar infecção

Entretanto, se além do cheiro as patas estiverem inchadas e gordurosas ou se o cão estiver lambendo-as excessivamente, é importante levá-lo para uma consulta veterinária. Estes sintomas podem indicar uma infecção. Otite e cistite estão entre os problemas causados pela proliferação excessiva de Pseudonomas em cães.

Para evitar o cheiro de salgadinho de milho, considere limpar as patas do seu cachorro com mais frequência, especialmente depois de um dia de aventuras no jardim de casa ou no parque. Lembre-se ainda que os pets costumam lamber as patas como forma de higienizá-las, então, esse hábito não é necessariamente indicativo de um problema. Caso isso seja feito de forma excessiva, não perca tempo e procure um veterinário.(Fonte: MSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário